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Serra D'Água
Paula Souza
Miranda Azevedo
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Tronco EFS - 1935
IGGSP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1895-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1953) |
PAULA
SOUZA (antiga MORRINHOS)
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco original - km 320,506 (1924);
km 332,520 (1931) (*) |
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SP-2676 |
Altitude: 766 m |
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Inauguração: 07.11.1895 |
Uso atual: demolida em 2015 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1918 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1895, com o nome de Morrinhos, nome da fazenda
em cujos terrenos ela foi construída.
Em 01/12/1918,
recebeu o nome de Paula Souza. Nesse mesmo ano, ela
foi reconstruída, substituindo a de Morrinhos, provavelmente
o prédio original. Saía dessa estação
um dos ramais lenheiros da Sorocabana.
Em 2 de abril de 1931, o Príncipe
de Gales, o futuro Eduardo VIII, e seu irmão Jorge,
o futuro Jorge VI da Inglaterra, estiveram
na estação de Paula Souza. Os príncipes, de acordo
com o correspondente da revista Nossa Estrada, Benvindo
Lobo, vieram "fazer uma visita e realizar uma caçada de perdizes
na fazenda Morrinhos, de propriedade do Sr. Lineu
de Paula Machado.
Às 8 horas dava entrada nessa estação (Paula Souza) o grande
especial de Suas Altezas, que era composto de 9
carros e conduzido pela locomotiva 809, tendo como maquinista João
Antonio e chefe de trem Filenno Bucci. O desembarque da comitiva se
deu às 13 horas, estando SS. AA. acompanhados pelas seguintes pessoas,
(entre outras) (...) Dr. Lineu de Paula Machado, Dr. João Teixeira
Soares, (...) Carlos Chagas, (...) e Dr. Gaspar Ricardo Junior, chefe
da 4ª divisão, que representava a Sorocabana. Logo após o desembarque,
dirigiram-se todos ao "Haras Expedictus" da fazenda Morrinhos, onde
visitaram suas principais instalações. O pavilhão de caça, destinado
exclusivamente a SS. AA., foi transformado em acomodações, decoradas
finamente. (...) A excursão terminou às 23 horas e (...) Às 23:27,
partiu desta Estação o Especial de SS. AA., com destino a São Paulo
(...)" (Revista Nossa Estrada nro. 27, 1931).
A estação
foi desativada em 1953, quando da entrada em operação
da variante Rubião Junior-Juca Novais.
"Faltando
uns 7 km para chegar em Paula Souza-velha cruza-se o rio Pardo. Há
uma ponte que acredito que seja da época da estrada de ferro
e a 30 metros antes há uma caixa d'agua de concreto
bem no leito da estrada. Enfim cheguei
a Paula Souza-velha. No local há o prédio da estação,
logo a frente uma pequena igreja e ao lado uma casa que acredito que
tenha sido de funcionários da estrada de ferro. Fiquei parado
naquele local por uns minutos e imaginando a locomotiva e
sua fumaça, com seus vagões,
chegando para pegar os passageiros e seguir viagem" (Adriano
Martins, 09/2001).
O leito da linha, hoje estrada de rodagem
não pavimentada desde pouco depois da antiga estação
de Serra D'água até Paula Souza, não
podia em 2001 ser percorrido além de Paula Souza, entrando em
propriedade particular pouco depois desta vila, que, aliás,
é um dos mais belos lugares de nosso interior.
Porém,
com toda essa história e beleza do local, a estação
foi demolida em junho de 2015.
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AO LADO: Da Folha de S.
Paulo, anos 1960
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1895
AO LADO: Trilhos já estavam em Morrinhos. A inauguração da estação acabou acontecendo somente em novembro. Já na de Cerqueira Cesar, somente em 1896 (O Estado de S. Paulo, 22/8/1895). |
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1895
AO LADO: Junto com a estação deveria ser aberto um ramal particular para o salto do Dr. Veloso (O Estado de S. Paulo, 11/9/1895). |
ACIMA: A estação de Paula Souza, aberta em 7 de novembro de 1895 (O Estado de S. Paulo, 1/11/1895).
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1931
AO LADO e ACIMA: A caçada
às perdizes e a visita dos príncipes (foto:
site* e reportagem: Folha da Manhã, 5/4/1931)
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ACIMA: Armazém de Paula Souza, possivelmente
anos 1950 (Autor desconhecido - acervo Antonio Fernando Pereira).
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como Paula Souza e outras
saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Vista aérea
da Fazenda Morrinhos; a linha pode ser vista na
fotografia (Cessão Antonio Fernando Pereira. Sem data).
ACIMA: Ponte da linha velha, próxima a Paula Souza, sobre
o rio Pardo: desativada em 1954 (Foto Flavio da Silva, 11/10/2015).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1895 a 1953. Alguns horários
registrados: (1948) 11:39, 17:10 e 3:19 vindos de Botucatu;
14:03, 22:40 e 9:31 vindos de Presidente Epitácio (Guia
Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Fernando Castro Uze; Adriano Martins; Flavio da Silva; Antonio
Fernando Pereira; Revista Nossa Estrada nro.
27, 1931; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1960; Folha
da Manhã, 5/4/1931; Folha de S. Paulo, 6/12/1961; *http://br.geocities.com/historiadebotucatu;
Guias Levi, 1932-54; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A velha estação, em 16/09/2001. Nela desceu o
Principe de Gales da Inglaterra em 1931. Foto Adriano Martins |
A velha estação, em 16/09/2001. Ao fundo, a igrejinha,
que aparentemente foi adaptada em um armazém da ferrovia.
Foto Adriano Martins |
Caixa d'água antes da ponte sobre o rio Pardo, entre
as estações de Serra D'Água e Paula Souza.
Foto Adriano Martins |
Ponte sobre o rio Pardo, entre as estações de
Serra D'Água e Paula Souza. Foto Adriano Martins |
A estação, em 02/11/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Cerca de dois quilômetros antes da estação,
vindo de Serra D'água, casas de turma à beira
do antigo leito (02/11/2001). Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
16.04.2021
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