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Rubião Júnior
Serra D'água
Paula Souza
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. Sorocabana
(1920-1953) |
SERRA
D'ÁGUA
(antiga AMÉRICO DE CAMPOS)
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco original - km 323,535
(1924); km 311,499 (1931) (*) |
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SP-2847 |
Altitude: 800 m |
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Inauguração: 1920 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Em 1918,
o relatório da Sorocabana afirmava que "para facilitar
a marcha dos trens foi construído um desvio no km 325 do Ramal
de Tibagy, numa extensão de 360 metros".
A estação foi inaugurada em 1920 sem nome - era o "km
323,535", e recebeu o nome de Américo de Campos no ano
seguinte.
Em 1926, a estação ganhou seu edifício definitivo.
Em 1946, teve o nome alterado para o atual, e em 01/09/1953, foi desativada,
com a abertura da variante Rubião Junior-Ezequiel Ramos. "Um
tio meu que reside em Botucatu me garantiu que Paula Souza-velha
ainda existia e resolví conferir. Chegando em Rubião
Junior, segui o leito da antiga linha sentido Paula Souza-velha. Hoje
é uma estrada de terra. Depois de uns oito ou dez km a estrada
faz um pequeno desvio para a esquerda e retorna no leito novamente
a uns 500 metros adiante. Segundo meu tio, que percorreu muito aquele
trecho, pois cortava lenha por ali, ele me disse que havia um prédio
pequeno no local. Acredito que seja a antiga Serra D'Água.
Hoje não há mais nada no local. A estrada está
em boas condições de tráfego, havendo em alguns
trechos vários pedregulhos" (Adriano Martins,
09/2001).
Em 2/11/2001, Adriano e eu andamos de novo por ali e entramos
na área onde supostamente teria existido a estação.
Nada foi encontrado, num lugar onde o leito da linha é hoje
uma picada que passa por mata fechada. "A ex-estação de Serra
D'Água está localizada exatamente no lugar onde está
descrita (acima). Se procurarmos ou cavarmos encontraremos vestigios
da estação. Eu a conheci, conheço muitas pessoas que estudaram no
lugar, pois quando foi desativada virou escola rural e um tio meu
administrava uma fazenda cujas terras ficavam encostada na escola-estação"
(Antonio Fernando Pereira, 2007).
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1926
AO LADO: Abertura da nova estação (O
Estado de S. Paulo, 2/10/1926). |
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Serra D'Água,
no mapa ainda como Américo de Campos, e outras saíram
da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
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1926
AO LADO: Abertura da nova estação (O
Estado de S. Paulo, 2/10/1926). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1926 - Extensão dos desvios para 298 m
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ACIMA: Mapa com a posição da estação de Serra Dagua (Ainda com o nome de Americo de Campos) em 1949. No mapa aparece também a estação de Rubião Junior (IHG, 1949).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Antonio C. Belviso; Antonio Fernando Pereira; Adriano Martins; E.
F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação de Américo de Campos, sem data.
Autor desconhecido. Cessão Antonio C. Belviso |
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Atualização:
11.04.2021
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