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VXY Mogiana em MG
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(1973-2001)
Boa Vista-FEPASA
Paulínia-FEPASA
Alça
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Variante - 1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
FEPASA (1972-1998)
PAULÍNIA-FEPASA
Município de Paulínia, SP
Variante Boa Vista-Guedes -
km 270,033 (1994)
  SP-2673
Altitude: -   Inauguração: 19/09/1972
Uso atual: demolida em 2017   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1973
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em julho de 1972, a FEPASA entregou um trecho de linha que saía de Boa Vista (tronco da ex-Paulista) e que chegava até a refinaria de Paulínia. Em novembro de 1973, a linha foi esticada até a estação de Guedes, ex-Mogiana. O trecho até a refinaria passou a ser um ramal dessa variante. Com a variante Boa Vista-Guedes entregue, com três estações, a FEPASA desativou, em 1977, o trecho da ex-Mogiana que ligava a estação de Campinas, da ex-Paulista, a Guedes.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Paulínia-Fepasa, aberta em 1972, é a segunda da variante Boa Vista-Guedes entregue pela Fepasa nos anos 1970. Ela ficava longe da estação antiga de Paulínia, que ficava no centro dessa cidade (esta fica fora) e era uma das estações da antiga Funilense e que deu origem à cidade de Paulínia.

A estação ficava não muito longe da antiga estação de Betel, também da Funilense. Operou para embarque e desembarque de passageiros até 11 de setembro de 1997, quando esses trens foram extintos no trecho. De 3 km após esta estação, sai o ramal da Replan.

Os PM's (trens de passageiros da FEPASA) passavam pelas linhas do meio do pátio, pois a sua configuração sempre fez com que a linha da plataforma fosse estacionamento de vagões e acesso as fábricas, e não tem tanto espaço assim. Na década de 1990 eles paravam o PM-1 e o PM-2 em uma linha próxima, mas não na linha correta da plataforma da estação de Paulínia; ali, desciam/subiam apenas funcionários da Fepasa (Rodrigo Cunha e Vanderley Zago, 2017).

A estação foi demolida no início de 2017 para alargamento do pátio. A nova linha que vai servir pra estacionar vagões com destino à Galvani/Yara permitirá que a linha atual da plataforma da estação demolida seja ampliada e vire mais uma linha para trens grandes.

(veja também PAULÍNIA)

ACIMA: Local da estação já demolida, no centro da foto (Foto Stenio Gimenez em 3/2017).
     

Escritório da estação de Paulínia, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, vista de longe. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Paulínia, em 2002. Foto Hermes Y. Hinuy
     
     
Atualização: 25.03.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.