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(1973-2001)
Boa Vista-FEPASA
Paulínia-FEPASA
Alça
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Variante - 1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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FEPASA (1972-1998) |
PAULÍNIA-FEPASA
Município de Paulínia, SP |
Variante Boa Vista-Guedes -
km 270,033 (1994) |
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SP-2673 |
Altitude: - |
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Inauguração: 19/09/1972 |
Uso atual: demolida em 2017 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1973 |
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HISTORICO DA LINHA: Em julho
de 1972, a FEPASA entregou um trecho de linha que saía de Boa Vista
(tronco da ex-Paulista) e que chegava até a refinaria de Paulínia.
Em novembro de 1973, a linha foi esticada até a estação de Guedes,
ex-Mogiana. O trecho até a refinaria passou a ser um ramal dessa variante.
Com a variante Boa Vista-Guedes entregue, com três estações, a FEPASA
desativou, em 1977, o trecho da ex-Mogiana que ligava a estação
de Campinas, da ex-Paulista, a Guedes. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Paulínia-Fepasa, aberta em 1972, é a segunda da variante
Boa Vista-Guedes entregue pela Fepasa nos anos 1970. Ela ficava
longe da estação antiga de Paulínia, que ficava no centro dessa
cidade (esta fica fora) e era uma das estações da antiga Funilense
e que deu origem à cidade de Paulínia.
A estação ficava não muito longe da antiga estação
de Betel, também da Funilense. Operou para embarque
e desembarque de passageiros até 11 de setembro de 1997, quando
esses trens foram extintos no trecho. De 3 km após esta estação,
sai o ramal da Replan.
Os PM's (trens de passageiros da FEPASA) passavam pelas linhas do
meio do pátio, pois a sua configuração sempre fez com que a
linha da plataforma fosse estacionamento de vagões e acesso as fábricas,
e não tem tanto espaço assim. Na década de 1990 eles paravam o PM-1
e o PM-2 em uma linha próxima, mas não na linha correta da plataforma
da estação de Paulínia; ali, desciam/subiam apenas funcionários
da Fepasa (Rodrigo Cunha e Vanderley Zago, 2017).
A estação foi demolida no início de 2017 para
alargamento do pátio. A nova linha que vai servir pra estacionar
vagões com destino à Galvani/Yara permitirá que a linha atual
da plataforma da estação demolida seja ampliada e vire
mais uma linha para trens grandes.
(veja também PAULÍNIA)
ACIMA:
Local da estação já demolida, no centro da
foto (Foto Stenio Gimenez em 3/2017). |
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Escritório da estação de Paulínia,
em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, vista de longe. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Paulínia, em 2002. Foto Hermes
Y. Hinuy |
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Atualização:
25.03.2017
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