A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Piapara
Oiti
Imbaúba
...

Tronco EFS - 1935

IGGSP-1928
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1906-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1952)
OITI
Município de Botucatu, SP
Linha-tronco original - km 278,550 (1924); km 266,906 (1931) (*)   SP-0743
Altitude: 571 m   Inauguração: 1906
Uso atual: abandonada (2019)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1906
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em em 1906 como Oity: "Com a construção do edifício e estabelecimento dos desvios, despendeu-se a soma de Rs 4:365$989" (Relatório da E. F. Sorocabana para 1906).

Durante a perseguição feita aos revoltosos de 1924, após a fuga da Capital no final de julho de 1924, a estação de Oiti serviu como um dos acampamentos das tropas governistas (mapa ao lado): no caso, o Batalhão do 7o Regimento de Infantaria.

A estação foi desativada com a abertura da variante Juquiratiba-Botucatu, em 1952.

O prédio estava abandonado em 2002, mas bem cuidado, com a vila ferroviária ao lado.


Em 2018, estava abandonada; a caixa d'água já havia ruído havia tempos. O mato alto cobria boa parte da estação e ela parecia abandonada, além de cercada com arame.

CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO

1921
AO LADO: Passageiro de Oiti morre em viagem (O Estado de S. Paulo, 17/7/1921).

ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como Oiti e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
1924
AO LADO:
Mapa de posicionamento de tropas na perseguição aos revoltosos que deixaram São Paulo via Sorocabana no final de julho de 1924 (Autor desconhecido).
ACIMA: Em 1948, um descarrilamento com o trem de passageiros entre as estações de Oiti e Imbaúba acabou por se repetir logo depois em Vitoriana: um verdadeiro desespero e muitos feridos (Folha da Manhã, 21/7/48).

ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Já abandonado, a prefeitura de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca a fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).


(Fontes: Adriano Martins; Folha da Manhã, 1948; O Estado de S. Paulo, 1951-52; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Oiti, anos 1980. Autor desconhecido

2002: A estação de Oiti, com a caixa d'água ao lado...

... e também as simples e belas casas da sua vila ferroviária...

... sobrevivem, apesar do abandono do prédio principal da estação...

...e apesar de ficarem no meio do nada.
FOTOS: ADRIANO MARTINS, Osasco, SP, em 28/04/2002 e 10/10/2009

A estação em 10/10/2009.
   
     
Atualização: 11.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.