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Piapara
Oiti
Imbaúba
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Tronco EFS - 1935
IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1906-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1952) |
OITI
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco original - km 278,550
(1924); km 266,906 (1931) (*) |
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SP-0743 |
Altitude: 571 m |
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Inauguração: 1906 |
Uso atual: abandonada (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1906 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em em 1906 como Oity: "Com a construção
do edifício e estabelecimento dos desvios, despendeu-se
a soma de Rs 4:365$989" (Relatório da E. F. Sorocabana
para 1906).
Durante a perseguição feita aos revoltosos de 1924,
após a fuga da Capital no final de julho de 1924, a estação
de Oiti serviu como um dos acampamentos das tropas governistas
(mapa ao lado): no caso, o Batalhão do 7o Regimento de Infantaria.
A estação foi desativada com a abertura da variante
Juquiratiba-Botucatu, em 1952.
O prédio estava abandonado em 2002, mas bem cuidado, com a
vila ferroviária ao lado.
Em 2018, estava abandonada; a caixa d'água já
havia ruído havia tempos. O mato alto cobria boa parte da estação e ela parecia abandonada, além de cercada com arame.
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
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1921
AO LADO: Passageiro de Oiti morre em viagem (O Estado de S. Paulo, 17/7/1921). |
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Oiti e outras saíram
da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
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1924
AO LADO: Mapa de
posicionamento de tropas na perseguição aos
revoltosos que deixaram São Paulo via Sorocabana no
final de julho de 1924 (Autor desconhecido).
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ACIMA: Em 1948, um descarrilamento com o trem de passageiros
entre as estações de Oiti e Imbaúba acabou por
se repetir logo depois em Vitoriana: um verdadeiro desespero e muitos
feridos (Folha da Manhã, 21/7/48).
ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda
tem algum trânsito ferroviário mesmo depois da abertura
da linha nova (O Estado de S. Paulo, 15/11/1951). (direita)
Já abandonado, a prefeitura de Botucatu diz que vai fazer uma
rodovia no lugar dos trilhos. Nunca a fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
(Fontes: Adriano Martins; Folha da Manhã, 1948; O Estado de
S. Paulo, 1951-52; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-1969;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Oiti, anos 1980. Autor desconhecido |
2002: A estação de Oiti, com a caixa d'água ao
lado... |
... e também as simples e belas casas da sua vila ferroviária... |
... sobrevivem, apesar do abandono do prédio principal
da estação... |
...e apesar de ficarem no meio do nada. |
FOTOS: ADRIANO MARTINS, Osasco, SP, em 28/04/2002 e 10/10/2009 |
A estação em 10/10/2009. |
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Atualização:
11.03.2019
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