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E. F. Campos do
Jordão (1916-) |
PIRACUAMA
Município de Pindamonhangaba, SP |
Linha-tronco - km 20 (2005) |
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SP-2733 |
Altitude: 604 m |
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Inauguração: 1916 |
Uso atual: estação ferroviária |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação
ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil,
pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho
em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o
hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois
a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo
do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por
trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir
dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que
o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até
hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho
da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão,
bondes elétricos fazem também o percurso. |
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A ESTAÇÃO: Antes
da inauguração da ferrovia, em 1914, os doentes desciam
de trem vindos pela Central na estação de Pindamonhangaba,
dali seguindo em lombo de burros até Piracuama, onde esperavam,
em uma pensão, o transporte em liteiras ou redes para subir a serra,
em muitos casos morrendo durante o transporte, por causa da mudança
de clima.
A estação de Piracuama foi inaugurada em 1916
e é hoje o ponto final dos trens de subúrbio de Pindamonhangaba,
tendo um virador que auxilia na manobra para a volta dos mesmos à
estação de subúrbios de Pinda. Existe
também uma vila ferroviária ainda utilizada pela ferrovia
ao redor da estação.
Os trens e litorinas atuais que seguem para Campos do Jordão
não param nessa estação.
Em agosto de 2013, foi concluída a primeira fase das obras de manutenção
da estação, ponto terminal dos trens de subúrbio e especiais de turismo
da EFCJ, a 20 km da estação inicial de Pindamonhangaba. Foram
realizados serviços de recuperação dos sanitários, da plataforma (que
apresentava pontos de afundamento), pintura conservativa externa do
edifício e desobstrução de parte dos condutores pluviais.
ACIMA: Acidente originado na estação de Piracuama em 1935 (Correio de S. Paulo, 16/5/1935)
ACIMA: A escola de Piracuama em 1976 - Clique sobre a imagem para ver a reportagem toda (Diario Popular, 6/6/1976).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos R. Almeida; Ayrton Camargo da Silva; Kelso Medici; Ricardo
Koracsony; Carlos Latuff) |
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A estação em 1916. Foto extraída do site
de Kelso Medici sobre a EFCJ |
A estação em 1916. Foto extraída do site
de Kelso Medici sobre a EFCJ |
O virador em Piracuama, usado pelos trens de subúrbio,
em 2002. Foto Ricardo Koracsony |
A plataforma da estação em 2002. Foto Ricardo
Koracsony |
A estação em 2002. Foto Ricardo Koracsony |
Estação de Piracuama, em 03/2003. Foto Carlos
Latuff |
A estação em agosto de 2013. Foto Ayrton Camargo
da Silva |
A estação em agosto de 2013. Foto Ayrton Camargo
da Silva |
A estação em 30/7/2013. Foto Carlos R. Almeida |
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Atualização:
30.08.2019
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