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Alumínio
Piragibu
Inhaíba
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Tronco EFS-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1875-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PIRAGIBU
Município de Alumínio, SP |
Linha-tronco - km 83,918 (1931) |
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SP-2732 |
Altitude: 778 m |
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Inauguração: 10.07.1875 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Piragibu foi uma das estações pioneiras da linha, aberta
em 1875. Ficava a cerca de 100 metros da boca do túnel do mesmo nome, existente na linha.
Antes da inauguração da linha, em 5 de junho de 1875, houve uma inauguração provisória entre a estação de São Paulo e a de Piragibu (ver caixas abaixo, de 1875).
Até um acidente foi registrado durante este período neste trecho provisório.
O prédio original
foi reformado, ou, mais provavelmente, substituído por um novo, em
1896 - o relatório da Sorocabana fala em "reconstrução" da estação,
neste ano.
Mais tarde, por volta de 1926, com a retificação
e duplicação da linha, um novo prédio foi construído,
semelhante aos outros da linha nesse trecho e em outro ponto: passaram
a existir Piragibu-velha, desativada e sem trilhos, e Piragibu-nova,
na linha nova. Os dois prédios já foram demolidos. Não o se conhece
nenhuma fotografia dos prédios de estação construídos em 1896 e em 1926.
"Eu
conheci todas as estações em operação no trecho Julio Prestes a Itapetininga,
pois viajava constantemente para visitar parentes. As intermediárias,
como Piragibu, funcionaram até 1976/77, quando a maioria foi desativada.
Entre 1971/76, eram dois trens que paravam ali: O P1 (Botucatu) e
o P3 (Itararé) em direção ao interior e N2 (Itararé) e o P4 (Botucatu),
vindo do interior. Os demais passavam direto. A arquitetura da estação
era bem simples, como a de Gabriel Piza. Havia uma pequena plataforma
na linha 2 para os passageiros vindos de SP ou em direção ao interior.
O movimento ali era inexpressivo. Em uma página do guia de horários
da EFS que vigorou até 1972, ali consta Piragibu e os trens que ali
paravam. O seguinte, já FEPASA, que vigorou de 1972 a 77, não consta
mais Piragibu" (Carlos Roberto de Almeida, 24/8/2014).
"Talvez o trem ainda parasse (depois de 1972) para atender
à pequena vila ferroviária que ainda existia por lá; com o
fechamento e demolição da estação e vila em 1976, os funcionários
foram transferidos para Brig. Tobias e Inhaíba" (Eric
Mantuan, 24/8/2014).
1875
AO LADO: Em 5 de junho, um mês antes da inauguração oficial, a linha tinha sido aberta provisoriamente entre São Paulo e Piragibu junto à estação (A Provincia de S. Paulo, 5/9/1875)., 13/8/1922). |
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ACIMA: Os horários, quase um mês após a inauguração da linha, assinalavam a existênvia de quatro paradas entre as de Sorocaba e São Paulo; Piragibu era uma delas, no horário de 1° de agosto de 1875 (A Provincia de S. Paulo, 1/8/1875).
1875
AO LADO: Apontando o erro de se ter aberto ao trafego provisorio primeiro a estação até Piragibu e não São Roque (A Provincia de S. Paulo, 14/12/1875). |
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ACIMA: Fábrica de cal na estação de Piragibu em 1894 (O Estado de S. Paulo, 8/2/1894).
1922
AO LADO: Descarrilamento junto à estação (O Estado de S. Paulo, 13/8/1922). |
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926
- Extensão dos desvios para 360 m
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(Fontes: Carlos R. Almeida; Eric Mantuan; Antonio Carreão;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais; Sorocaba, SP) |
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Estação primitiva de Piragibu, no século
XIX. Foto do livro dos 90 anos da EFS (1960) |
O local da estação de Piragibu-velha, desativada
em 1926 e demolida. Foto Antonio Carreão, em 12/2002 |
Plataforma da estação de Piragibu-nova. Foto Antonio
Carreão, em 12/2002 |
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Atualização:
14.02.2021
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