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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Alumínio
Piragibu
Inhaíba
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Tronco EFS-1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1875-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
PIRAGIBU
Município de Alumínio, SP
Linha-tronco - km 83,918 (1931)   SP-2732
Altitude: 778 m   Inauguração: 10.07.1875
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Piragibu foi uma das estações pioneiras da linha, aberta em 1875. Ficava a cerca de 100 metros da boca do túnel do mesmo nome, existente na linha.

Antes da inauguração da linha, em 5 de junho de 1875, houve uma inauguração provisória entre a estação de São Paulo e a de Piragibu (ver caixas abaixo, de 1875). Até um acidente foi registrado durante este período neste trecho provisório.

O prédio original foi reformado, ou, mais provavelmente, substituído por um novo, em 1896 - o relatório da Sorocabana fala em "reconstrução" da estação, neste ano.

Mais tarde, por volta de 1926, com a retificação e duplicação da linha, um novo prédio foi construído, semelhante aos outros da linha nesse trecho e em outro ponto: passaram a existir Piragibu-velha, desativada e sem trilhos, e Piragibu-nova, na linha nova. Os dois prédios já foram demolidos. Não o se conhece nenhuma fotografia dos prédios de estação construídos em 1896 e em 1926.

"Eu conheci todas as estações em operação no trecho Julio Prestes a Itapetininga, pois viajava constantemente para visitar parentes. As intermediárias, como Piragibu, funcionaram até 1976/77, quando a maioria foi desativada. Entre 1971/76, eram dois trens que paravam ali: O P1 (Botucatu) e o P3 (Itararé) em direção ao interior e N2 (Itararé) e o P4 (Botucatu), vindo do interior. Os demais passavam direto. A arquitetura da estação era bem simples, como a de Gabriel Piza. Havia uma pequena plataforma na linha 2 para os passageiros vindos de SP ou em direção ao interior. O movimento ali era inexpressivo. Em uma página do guia de horários da EFS que vigorou até 1972, ali consta Piragibu e os trens que ali paravam. O seguinte, já FEPASA, que vigorou de 1972 a 77, não consta mais Piragibu" (Carlos Roberto de Almeida, 24/8/2014).

"Talvez o trem ainda parasse (depois de 1972) para atender à pequena vila ferroviária que ainda existia por lá; com o fechamento e demolição da estação e vila em 1976, os funcionários foram transferidos para Brig. Tobias e Inhaíba" (Eric Mantuan, 24/8/2014).

1875
AO LADO: Em 5 de junho, um mês antes da inauguração oficial, a linha tinha sido aberta provisoriamente entre São Paulo e Piragibu junto à estação (A Provincia de S. Paulo, 5/9/1875)., 13/8/1922).


ACIMA: Os horários, quase um mês após a inauguração da linha, assinalavam a existênvia de quatro paradas entre as de Sorocaba e São Paulo; Piragibu era uma delas, no horário de 1° de agosto de 1875 (A Provincia de S. Paulo, 1/8/1875).
1875
AO LADO:
Apontando o erro de se ter aberto ao trafego provisorio primeiro a estação até Piragibu e não São Roque (A Provincia de S. Paulo, 14/12/1875).
ACIMA: Fábrica de cal na estação de Piragibu em 1894 (O Estado de S. Paulo, 8/2/1894).

1922
AO LADO: Descarrilamento junto à estação (O Estado de S. Paulo, 13/8/1922).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 360 m

(Fontes: Carlos R. Almeida; Eric Mantuan; Antonio Carreão; E. F. Sorocabana: relatórios anuais; Sorocaba, SP)
     

Estação primitiva de Piragibu, no século XIX. Foto do livro dos 90 anos da EFS (1960)

O local da estação de Piragibu-velha, desativada em 1926 e demolida. Foto Antonio Carreão, em 12/2002

Plataforma da estação de Piragibu-nova. Foto Antonio Carreão, em 12/2002
     
     
Atualização: 14.02.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.