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VXY Mogiana em MG
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Santo André
Prefeito Saladino
Utinga
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Santos-Jundiaí (1952-1994)
CPTM (1994-)
PREFEITO SALADINO
Município de Santo André, SP
Linha-tronco - km 62,221 (1985)   SP-2115
Altitude: 741 m   Inauguração: 29.11.1952
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1966
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Prefeito Saladino, cujo nome homenage-ia Saladino Cardoso Franco, prefeito de Santo André entre 1914 e 1930, que caiu com a Revolução de 1930 e descendia de uma das mais antigas famílias do Grande ABC, foi aberta como uma simples parada em 1952 já para atender aos trens de subúrbio da Santos-

ACIMA: Descarrilamento próximo à estação de Prefeito Saladino em 1967 (Folha de S. Paulo, 12/4/1967).
Jundiaí
. Era ali, também, que a General Motors, com fábrica em São Caetano, vagões-cegonha da Santos-Jundiaí carregados com automóveis para exportação. Hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM. Em 29/03/1966, foi inaugurada a estação no lugar da parada. Em 2006, já como estação da CPTM, foi palco de cenas do filme brasileiro Antonia.
(Fontes: Ademir Medici; Rafael Asquini; William Gimenez; Wilson de Santis Jr.; Folha de S. Paulo, 6/4/1966 e 1967; Revista Ferrovia, 1964; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Entrada da antiga estação em 1956. Foto cedida por Ademir Medici

Entrada da antiga estação, que aparece no fundo, à direita, em 1956. Foto cedida por Ademir Medici

A parada original, ainda sendo utilizada em abril de 1964. Foto Revista Ferrovia no. 337, 04/1964

A nova parada, em fase final de construção, ao lado da antiga, em abril de 1964. Foto Revista Ferrovia no. 337, 04/1964

A estação, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

Passando a plataforma da estação, em 6/11/2004. Foto Wilson de Santis Jr

A estação em 2009. Foto Rafael Asquini
   
     
Atualização: 29.01.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.