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VXY Mogiana em MG
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Ibó
Procópio Carvalho
Santa Rita
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ramal de Santa Rita-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1996
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1899-1960)
PROCÓPIO CARVALHO
(antiga TOMBADOURO)
Município de Santa Rita do Passa Quatro, SP
Ramal de Santa Rita - km 17,293 (1958)   SP-2739
Altitude: 646 m   Inauguração: 1/12/1899
Uso atual: moradia (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1898
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa-Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e trnasformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913 até Moema (depois Bento Carvalho) e em 1928 até Vassununga. O ramal funcionou até 11 de março de 1960, quando foi desativado e os trilhos, arrancados.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1899 (ver caixa abaixo, de 1899) e construída pelo empreiteiro João Julião com o material de demolição de duas estações de navegação fluvial do rio Mogi que haviam sido desativadas, Cedro e Cunha Bueno, a estação de Tombadouro sobrevive até hoje, sendo uma das duas únicas estações do ramal que conseguiram essa façanha.

O seu nome foi alterado para o atual - Procópio Carvalho - em 01/02/1934, e é uma homenagem a um dos fazendeiros e políticos da região.

Segundo o Edital da FEPASA de 21/9/1978, a estação e seu pátio foram postos à venda nessa data.

Em 2008 era uma casa de família, situada a cerca de um quilômetro da pequena vila de Albinópolis, e mal conservada.

"Está de pé (em março de 2008), porém em precária situação. Lá reside um casal de idosos - no momento estava apenas a mulher, Dona Valentina, e ela cultiva alguma coisa no quintal como horta, e etc... A estação escapou de dois incêndios, graças à ela que estava em casa. Numa das situações o canavial ao lado estava em chamas e ela teve que recorrer a uma fazenda vizinha para apagarem o fogo. Na outra, diante de uma forte chuva, a fiação começou a estalar e pegar fogo. Mesmo com medo ela desligou a chave e depois repararam como puderam a fiação. Eles estáo lá há uns 5 anos, vindos de Jundiaí. Segundo ela, a mulher que é dona do local não cobra aluguel, em troca de algum serviço e produtos da sua plantação. Dá dó ver um casal de idosos naquela situação. Pelo menos na parte que ela usa como residência, tudo bem cuidado e limpissimo. Onde era um armazém, há um monte de entulhos que a dona mandou não mexer e prolifera um mau cheiro que ela tenta eliminar abrindo a porta e deixando-a assim o dia inteiro. Dos bens da estação, ainda segundo ela, tinha apenas uma mesa de escritório bem forte e pesada e um dia apareceu um moço que a pegou e foi embora" (Irineu Moura, 03/2008).

AO LADO: Procopio Carvalho, data desconhecida (Jornal do Porto, 11/2/2011).

1895
AO LADO:
Nesta época não existia qualquer estação entre Porto Ferreira e Santa Rita. É bem possível que esta estação tenha sido aberta (3 anos mais tarde) justamente no km 17 para responder a protestos como este (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1895).

1899
AO LADO: Neste artigo enviado pelo agente do jornal da cidade de Santa Rita do Passa-Quatro em 1899, nota-se um erro na transcrição nome da estação de Tombadouro, realmente situada naquele municipio e não em Bebedouro. De fato, a estação de Bebedouro, em outra linha que nada tinha a cer com a de Passa-Quatro, ainda estava em projetos nesse municipio 1m 1899 e somente foi construida e aberta em 1903. Como a data desta inauguração foi confirmada pelos relatórios anuais da Cia.. Paulista, tem-se como certa a data para a estação dA estação de Topmbadouro, que teria seu nome alterado para Procopio Carvalho muitos anos depois data citada, 1º de dezembro de 1899, (O Estado de S. Paulo, 06/12/1899).






1912
AO LADO: Acidente em Tombadouro (O Estado de S. Paulo, 28/5/1912).

1934
AO LADO: A estação mudou de nome (O Estado de S. Paulo, 27/4/1934).

ACIMA: Em 1978, em parte de um anúncio publicado no jornal, a estação e outros imóveis da agora FEPASA em Procopio Carvalho estão à venda (O Estado de S. Paulo, 8/10/1978).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Irineu Moura; Julio Cesar de Paiva; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1875-1969; O Estado de S. Paulo, 1912; Museu Zequinha de Abreu, Santa Rita do Passa Quatro; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em atividade, anos 1940. Foto cedida pelo Museu Zequinha de Abreu, Santa Rita do Passa Quatro

A estação maltratada, em 03/07/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2006. Foto Julio Cesar de Paiva

A antiga plataforma da estação, em 04/2008. Foto Irineu Moura
   
     
Atualização: 27.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.