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No ramal de São Manuel (1888-1899):
Porto Martins
Treze de Maio
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No ramal de Porto Martins (1899-1954):
Treze de Maio
Porto Martins
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Na linha fluvial (até 1962):
Rosario
Porto Martins
Mauricio Machado
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IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1954) |
PORTO
MARTINS
Município de Botucatu, SP |
Ramal de Porto Martins - km 320,902
(1924); km 309,075 (1931) |
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SP-2737 |
Altitude: 433 m |
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Inauguração: 01.08.1888 |
Uso atual: submersa |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1888 ou 1920 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: Em
1888, a Ituana começou a navegação no Tietê, desde o fim do ramal
de João Alfredo (Artemis) até Porto Martins, num percurso de 220 km.
Em Porto Martins o ramal de São Manuel, aberto nesse ano, com 41 km,
seguia até São Manuel. Quando a Sorocabana absorveu a Ituana em 1892,
foi construída uma linha entre Treze de Maio e Vitoriana, no tronco
da EFS, e em 1899, toda o sistema de linhas foi alterado, mantendo-se
a ligação 13 de Maio-Araquá, como o ramal de Araquá, e criado o ramal
de Bauru, aproveitando-se alguns trechos do antigo ramal de São Manuel.
A ligação Vitoriana-Treze de Maio-Porto Martins tornou-se o ramal
de Porto Martins. Os dois ramais operaram até 1954, quando foram suprimidos
juntamente com a navegação fluvial naquele trecho. |
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A ESTAÇÃO: A estação
ferroviária de Porto Martins
foi inaugurada em 1888 e era a localidade que recebia as cargas
vindas pelos rios Piracicaba e Tietê, dos portos desse
rio ou da estação de João Alfredo, em Piracicaba. Entretando, já existia ali um porto fluvial com o mesmo nome, que atuava somente com a navegação do rio Tietê.
O ramal que a Ytuana pretendia construir
ligaria Porto Martins a São Manuel. Entretanto, com o constante litígio da época entre esta companhia e a Sorocabana por interesses de zona privilegiada, acabou resultando na falencia da primeira e sua incorporação forçada pela própria Sorocabana. Isto fez com que o ramal fosse levado a Vitoria (Vitoriana), estação que foi construída pela Sorocabana em sua linha tronco e dali para Botucatu e depois para São Manuel por um ramal modificado totalmente pela Sorocabana. Uma verdadeira novela que durou anos para ser resolvida.
Desativado
em 1954, quando da extinção da navegação fluvial e do ramal que vinha
de Botucatu, o prédio sobreviveu vários anos, até que a inundação
da área pela barragem de Barra Bonita levou-o para debaixo
das águas, onde suas ruínas devem estar até hoje.
Ainda em 2018, ao norte do município
de Botucatu, a seis quilômetros do lago da barragem, existe
um lugar chamado de Rio Bonito, do qual se pode avistar ainda
o paredão onde atracavam os barcos em Porto Martins.
ACIMA:
O início das obras no ramal que ligaria Porto Martins a Lençois
- o ramal original. Depois de pronto, foi modificado e passou a chegar
a Vitoria (A Provincia de S. Paulo, 1/7/1886)
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1887
AO LADO: Porto Marins ainda era um porto de navegação, mas começava a chegar ali os trihos que a ligariam a Botucatu e a São Manuel. Ali foram montadas locomotivas para o ramal que a Ytuana pretendia construir (A Provincia de S. Paulo, 14/7/1887). |
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1920
AO LADO: Novo prédio para a estação fluvial de Porto Martins? Era ele o mesmo prédio que o da estação ferroviária? A reportagem dá a entender que a estação a construir era a de Porto Martins e não a de Barra Bonita (O Estado de S. Paulo, 2/4/1920). |
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1927
AO LADO: Vagões abandonados em Porto Martins (O Estado de S. Paulo, 13/3/1927). |
1933
"Às 12:30 deixava a
estação de Botucatu, com três carros apinhados
de excursionistas, o trem especial contratado para tal fim.
(...) Em Victoria (Vitoriana) uma alegre caravana adheriu
(...) (Em Porto Martins) os srs. Germano Pirrê e Custodio
de Souza Araujo, ali residentes, foram prodigos em gentilezas
(...) (Germano) preparou caprichosamente o local em que foi
servido o lanche e o sr. Custodio pôs à disposição
da caravana o rebocador Maracahy e uma lancha (...) ali aportaram
os visitantes do vaporzinho Souza Queiroz trazendo tres grandes
batelões carregados de café (...). Lamentável
em tudo é a dificuldade de visitas frequentes àquelle
encantador recanto devido à complicação
do horário da Sorocabana. Uma simples mudança
no pernoite da máquina que leva os passageiros a Porto
Martins e regressa a Treze de Maio completaria a ligação
(...)". Veja ao lado a reportagem.
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ACIMA: Excursão
ao Porto Martins em 1933 - a imagem da direita pode ser ampliada
clicando-se sobre ela (Folha da Manhã, 24/9/1933)
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Instalação mecânica para carga
e descarga de sacaria; pintura das casas dos empregados da
4a divisão |
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1939
AO LADO:
Usuários da região pedem modificação
nos horários dos trens (O Estado de S. Paulo, 18/5/1939).
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ACIMA: Mapa da estação e pátio de Porto Martins. Infelizmente a cópia e péssima (Ano: por volta de 1940. Acervo IGH-SP)
ACIMA: Porto Martins visto de cima (EMFA, anos 1940).
ACIMA: Barcos da Sorocabana - viação
fluvial - em Porto Martins, 1948.
ACIMA: A belíssima
estação de Porto Martins em 1948 - hoje debaixo d'água
(Fotos Luiz Simonetti).
ACIMA: Carga da Sorocabana chegando ao porto - sem data (Acervo Miguel
Saad).
ACIMA: Ao fundo, a estação
ferroviária de Porto Martins, em foto dos anos 1940 ou 1950 (Acervo Antonio Fernando Pereira).
ACIMA: Novo horário em 1952 para se
atingir Vitoriana, Porto Martins e estações intermediárias
do ramal, com a extinção do trecho Juquiratiba-Botucatu
de 1888. Durou dois anos apenas e acabou (O Estado de S. Paulo, 12/9/1952).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1888 a 1954.
Ao lado, o trem da Sorocabana do ramal na estação
de Porto Martins, em 1938. Veja aqui horários
em 1940 (Guias Levi). |
(Fontes: Antonio F. Pereira; Antonio Carlos
Santos; Marcello Tallamo; Adriano Martins; Luiz Simonetti; Daniel
Gentili; Folha da Manhã, 1933; O Estado de
S. Paulo, 1939 e 1952; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1892-1969; Cia. Ytuana, relatórios anuais, 1872-92;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Os barcos junto à margem do Tietê em Porto Martins
(sem data). A estação ferroviária não
aparece. Foto cedida por Marcello Tálamo |
Os barcos junto à margem do Tietê em Porto Martins
(sem data). A estação ferroviária não
aparece. Foto cedida por Marcello Tálamo |
A estação em 1938, com o trem de passageiros.
Acervo Antonio Carlos Santos |
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Atualização:
22.03.2021
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