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VXY Mogiana em MG
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No ramal de São Manuel (1888-1899):
Porto Martins
Treze de Maio
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No ramal de Porto Martins (1899-1954):
Treze de Maio
Porto Martins
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Na linha fluvial (até 1962):
Rosario
Porto Martins
Mauricio Machado
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IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1954)
PORTO MARTINS
Município de Botucatu, SP
Ramal de Porto Martins - km 320,902 (1924); km 309,075 (1931)   SP-2737
Altitude: 433 m   Inauguração: 01.08.1888
Uso atual: submersa   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1888 ou 1920
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1888, a Ituana começou a navegação no Tietê, desde o fim do ramal de João Alfredo (Artemis) até Porto Martins, num percurso de 220 km. Em Porto Martins o ramal de São Manuel, aberto nesse ano, com 41 km, seguia até São Manuel. Quando a Sorocabana absorveu a Ituana em 1892, foi construída uma linha entre Treze de Maio e Vitoriana, no tronco da EFS, e em 1899, toda o sistema de linhas foi alterado, mantendo-se a ligação 13 de Maio-Araquá, como o ramal de Araquá, e criado o ramal de Bauru, aproveitando-se alguns trechos do antigo ramal de São Manuel. A ligação Vitoriana-Treze de Maio-Porto Martins tornou-se o ramal de Porto Martins. Os dois ramais operaram até 1954, quando foram suprimidos juntamente com a navegação fluvial naquele trecho.
 

A ESTAÇÃO: A estação ferroviária de Porto Martins foi inaugurada em 1888 e era a localidade que recebia as cargas vindas pelos rios Piracicaba e Tietê, dos portos desse rio ou da estação de João Alfredo, em Piracicaba. Entretando, já existia ali um porto fluvial com o mesmo nome, que atuava somente com a navegação do rio Tietê.

O ramal que a Ytuana pretendia construir ligaria Porto Martins a São Manuel. Entretanto, com o constante litígio da época entre esta companhia e a Sorocabana por interesses de zona privilegiada, acabou resultando na falencia da primeira e sua incorporação forçada pela própria Sorocabana. Isto fez com que o ramal fosse levado a Vitoria (Vitoriana), estação que foi construída pela Sorocabana em sua linha tronco e dali para Botucatu e depois para São Manuel por um ramal modificado totalmente pela Sorocabana. Uma verdadeira novela que durou anos para ser resolvida.

Desativado em 1954, quando da extinção da navegação fluvial e do ramal que vinha de Botucatu, o prédio sobreviveu vários anos, até que a inundação da área pela barragem de Barra Bonita levou-o para debaixo das águas, onde suas ruínas devem estar até hoje.

Ainda em 2018, ao norte do município de Botucatu, a seis quilômetros do lago da barragem, existe um lugar chamado de Rio Bonito, do qual se pode avistar ainda o paredão onde atracavam os barcos em Porto Martins.

ACIMA: O início das obras no ramal que ligaria Porto Martins a Lençois - o ramal original. Depois de pronto, foi modificado e passou a chegar a Vitoria (A Provincia de S. Paulo, 1/7/1886)

1887
AO LADO
: Porto Marins ainda era um porto de navegação, mas começava a chegar ali os trihos que a ligariam a Botucatu e a São Manuel. Ali foram montadas locomotivas para o ramal que a Ytuana pretendia construir (A Provincia de S. Paulo, 14/7/1887).

1920
AO LADO
: Novo prédio para a estação fluvial de Porto Martins? Era ele o mesmo prédio que o da estação ferroviária? A reportagem dá a entender que a estação a construir era a de Porto Martins e não a de Barra Bonita (O Estado de S. Paulo, 2/4/1920).

1927
AO LADO
: Vagões abandonados em Porto Martins (O Estado de S. Paulo, 13/3/1927).

1933
"Às 12:30 deixava a estação de Botucatu, com três carros apinhados de excursionistas, o trem especial contratado para tal fim. (...) Em Victoria (Vitoriana) uma alegre caravana adheriu (...) (Em Porto Martins) os srs. Germano Pirrê e Custodio de Souza Araujo, ali residentes, foram prodigos em gentilezas (...) (Germano) preparou caprichosamente o local em que foi servido o lanche e o sr. Custodio pôs à disposição da caravana o rebocador Maracahy e uma lancha (...) ali aportaram os visitantes do vaporzinho Souza Queiroz trazendo tres grandes batelões carregados de café (...). Lamentável em tudo é a dificuldade de visitas frequentes àquelle encantador recanto devido à complicação do horário da Sorocabana. Uma simples mudança no pernoite da máquina que leva os passageiros a Porto Martins e regressa a Treze de Maio completaria a ligação (...)". Veja ao lado a reportagem.

ACIMA: Excursão ao Porto Martins em 1933 - a imagem da direita pode ser ampliada clicando-se sobre ela (Folha da Manhã, 24/9/1933)

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação mecânica para carga e descarga de sacaria; pintura das casas dos empregados da 4a divisão

1939
AO LADO:
Usuários da região pedem modificação nos horários dos trens (O Estado de S. Paulo, 18/5/1939).

ACIMA: Mapa da estação e pátio de Porto Martins. Infelizmente a cópia e péssima (Ano: por volta de 1940. Acervo IGH-SP)
ACIMA: Porto Martins visto de cima (EMFA, anos 1940).

ACIMA: Barcos da Sorocabana - viação fluvial - em Porto Martins, 1948.

ACIMA: A belíssima estação de Porto Martins em 1948 - hoje debaixo d'água (Fotos Luiz Simonetti).
ACIMA: Carga da Sorocabana chegando ao porto - sem data (Acervo Miguel Saad).

ACIMA: Ao fundo, a estação ferroviária de Porto Martins, em foto dos anos 1940 ou 1950 (Acervo Antonio Fernando Pereira).


ACIMA: Novo horário em 1952 para se atingir Vitoriana, Porto Martins e estações intermediárias do ramal, com a extinção do trecho Juquiratiba-Botucatu de 1888. Durou dois anos apenas e acabou (O Estado de S. Paulo, 12/9/1952).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1888 a 1954. Ao lado, o trem da Sorocabana do ramal na estação de Porto Martins, em 1938. Veja aqui horários em 1940 (Guias Levi).

(Fontes: Antonio F. Pereira; Antonio Carlos Santos; Marcello Tallamo; Adriano Martins; Luiz Simonetti; Daniel Gentili; Folha da Manhã, 1933; O Estado de S. Paulo, 1939 e 1952; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1892-1969; Cia. Ytuana, relatórios anuais, 1872-92; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

Os barcos junto à margem do Tietê em Porto Martins (sem data). A estação ferroviária não aparece. Foto cedida por Marcello Tálamo

Os barcos junto à margem do Tietê em Porto Martins (sem data). A estação ferroviária não aparece. Foto cedida por Marcello Tálamo

A estação em 1938, com o trem de passageiros. Acervo Antonio Carlos Santos
     
     
Atualização: 22.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.