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No ramal de São Manuel (1888-1899):
Porto Martins
Treze de Maio
Araquá
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No ramal de Porto Martins (1899-1954):
Vitoriana
Treze de Maio
Porto Martins
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Saída para o ramal de Araquá (1899-1954):
Araquá
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IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1954) |
TREZE
DE MAIO
Município de Botucatu, SP |
Ramal de Porto Martins - km 306,132
(1924); km 294,391 (1931) |
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SP-2937 |
Altitude: 550 m |
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Inauguração: 1888 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1920 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: Em
1888, a Ituana começou a navegação no Tietê, desde o fim do ramal
de João Alfredo (Artemis) até Porto Martins, num percurso de 220 km.
Em Porto Martins o ramal de São Manuel, aberto nesse ano, com 41 km,
seguia até São Manuel. Quando a Sorocabana absorveu a Ituana em 1892,
foi construída uma linha entre Treze de Maio e Vitoriana, no tronco
da EFS, e em 1899, toda o sistema de linhas foi alterado, mantendo-se
a ligação 13 de Maio-Araquá, como o ramal de Araquá, e criado o ramal
de Bauru, aproveitando-se alguns trechos do antigo ramal de São Manuel.
A ligação Vitoriana-Treze de Maio-Porto Martins tornou-se o ramal
de Porto Martins. Os dois ramais operaram até 1954, quando foram suprimidos
juntamente com a navegação fluvial naquele trecho. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Treze de Maio foi inaugurada em 1888 pela Ytuana
(ou 1893 pela Sorocabana/Ytuana? Há as duas datas),
como uma das cinco estações do ramal de São Manuel.
Em 1893, foi autorizada a abertura em termos provisórios do trecho que ligava Vitoria a Treze de Maio (ver caixa abaixo, de 1893).
Com todas as modificações efetuadas após a unificação
da Sorocabana com a Ituana, a estação, primeiro, recebeu
uma ligação com a estação de Vitória, da linha-tronco, depois,
passou a ser o entroncamento do ramal de Porto Martins, que
saía de Vitória, com a estação de Araquá.
Anos depois, o relatório da Sorocabana de 1920 escrevia que "as
estações e armazéns de Treze de Maio (...), construídas em madeira,
estão em ruínas (...), funcionam em pardieiros (...) Treze de Maio
(...)", fazendo com que o prédio fosse recuperado em seguida,
pois de madeira teria permanecido até sua desativação, em 1954.
O trem vinha de Vitória, dobrava em Treze de Maio para
Araquá, depois voltava de ré, de novo até Treze de Maio,
e dali seguia para Porto Martins.
A estação servia também como dormitório para os maquinistas ou funcionários
do trem, e ali também era um ponto em que os trens tomavam água e
recebiam lenha para as "marias-fumaça", único tipo de locomotiva
que trafegou por ali.
A foto ao pé da página mostra o provável local da estação,
já demolida.
1893
AO LADO: Abertura provisória do tráfego entre Vitoria (Vitoriana) e Treze de Mail (O Estado de S. Paulo, 19/5/1893). |
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1897
AO LADO: Gente famosa dos sports em fazenda em Treze de Maio (O Estado de S. Paulo, 17/5/1897). |
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ACIMA: Mapa com a posição da estação de Treze de Maio em 1949, no topo do mapa. Aparecem também as estações de Araquá e de Vitoriaiana (IHG, 1949).
ACIMA: Novo horário em 1952 para se
atingir Vitoriana, Porto Martins e estações intermediárias
do ramal, com a extinção do trecho Juquiratiba-Botucatu
de 1888. Durou dois anos apenas e acabou (O Estado de S. Paulo, 12/9/1952).
1953
AO LADO: Nossa Estrada,
1953
- cortesia Adriano Martins. |
O
nome "Treze de Maio", assim como outros da linha original
da Ituana entre Porto Martins e São Manuel,
foi dado como referência à rixa entre a ferrovia
e à Sorocabana, resolvida somente quando da encampação
da primeira pela segunda em 1892: "Igualdade", "Treze
de Maio" e "Redempção" |
ACIMA: A foto, recente mas sem data, foi-me
enviada e foi tirada em Treze de Maio. A casa em questão não
parece ser uma estação, principalmente se for verdade
a afirmação de que a estação foi de madeira
até sua desativação em 1954. Sua arquitetura
lembra a das casas de turma da Sorocabana. Se fosse esta a velha estação,
teria de haver uma plataforma que somente poderia estar do outro lado,
pois aqui ela beira um barranco (Foto Toninho Sanches).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1888 a 1954.
Ao lado, o trem da Sorocabana do ramal na estação
de Porto Martins, em 1928. Veja aqui horários
em 1940 (Guias Levi). |
(Fontes: Adriano
Martins; Antonio (Toninho) Sanches; Nossa Estrada, 1953;
O Estado de S. Paulo, 1952; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1892-1958; E. F. Ytuana: relatórios anuais, 1872-1892;
IGGSP, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Local da estação em 10/10/2009. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
11.04.2021
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