A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Bayeux
Alto do Mateus
Ilha do Bispo
...

Ramal de Cabedelo, entre as estações de Cabedelo a Santa Rita, em 2018. O ramal original prolongava-se até a estação de Paula Cavalcanti, quatro paradas à frente.
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
 
CBTU (2008-2009)
ALTO DO MATEUS 
Município de João Pessoa, PB
Ramal de Cabedelo - km   PB-4347
Altitude: -   Inauguração: 16.09.2008
Uso atual: abandonada?   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Cabedelo foi aberto em 1883 ligando a estação de Entroncamento (hoje Paula Cavalcânti) à Paraíba, nome então da capital do Estado, que em 1930 passou a se chamar João Pessoa. Somente em 1889 o ramal chegou a seu destino final, o porto de Cabedelo. Hoje, apenas parte desse ramal (Santa Rita-Cabedelo) serve aos trens metropolitanos da CBTU, não existindo, desde meados dos anos 1970, os trens de passageiros de longa distância que ligavam João Pessoa a Recife, Campina Grande e Natal. Os atuais trens de subúrbios que servem o trecho foram interrompidos em 1966 e retomados apenas em 1982.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Alto do Mateus foi inaugurada em 2008 pela CBTU.

"Com um investimento de R$ 170 mil, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estará inaugurando na próxima terça-feira (16), no Bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, mais uma estação ferroviária. Com a inauguração, os moradores da localidade poderão se deslocar para o centro da Capital, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita pagando apenas R$ 0,50. Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, este ano cerca de 2 milhões de pessoas já utilizaram os trens da CBTU na Grande João Pessoa. Ele enfatizou que a Capital, juntamente com Natal-RN e Maceió-AL, deverá fazer parte do PAC da Mobilidade com trens novos e modernos. A CBTU utilizou na estrutura da estação trilhos inservíveis. A iniciativa gerou uma economia de 30% aos cofres públicos. A parada tem 170 metros de comprimento, quase três de largura e rampas de acesso para cadeirantes. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores da localidade; alguns deles relatam que andavam quilômetros até a estação mais próxima (Ilha do Bispo), para ir ao trabalho ou à praia, em Cabedelo. A nova estação deve beneficiar aproximadamente mil pessoas por dia" (A União, 10/9/2008).

A foto abaixo, enviada em 2008, mostrava a parada ainda não concluída.

(Fontes: Ivo Suares; Adriano Perazzo; A União, 10/9/2008)
     

A estação em 2008. Foto Adriano Perazzo
     
Atualização: 05.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.