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VXY Mogiana em MG
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Ramal de C. Grande-1958
 
 
Great Western do Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
GAMELEIRA
Município de Mogeiro, PB
Ramal de Campina Grande - km 174 (1960)   PB-3896
  Inauguração: 02.10.1907
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordete Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. Hoje este ramal é um dos mais movimentados, em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros no ramal foi desativado nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Gameleira teria sido inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, no entanto, não dá a data. Gameleira é um distrito do município de Mogeiro, que fica na divisa com o município de Ingá, localizado no Agreste Paraibano, na microrregião de Itabaiana. A estação segue o mesmo estilo arquitetônico das demais estações do ramal, em duas águas, uma voltada para a entrada e a outra voltada para a área de embarque e desembarque, a área de embarque e desembarque é suspensa por "mãos francesas", apresenta janelas típicas da época, semelhante à de Ingá, e um vão na área de embarque. A estação de Gameleira foi desativada oficialmente em 1997 pela RFFSA, embora ainda hoje trafegue trens de carga pelo ramal, quase que diariamente. A estação encontra-se atualmente abandonada em 2006. (Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
     
     
Atualização: 11.05.2007
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.