A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Triângulo
Itabaiana
Pilar
...
Saída para o ramal de Campina Grande: Lauro Müller
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
ITABAIANA
Município de Itabaiana, PB
Linha Norte - km 145 (1960)   PB-3195
Altitude: 44 m   Inauguração: 05.01.1901
Uso atual: hotel (2020)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itabaiana foi inaugurada em 1901.

Este prédio da fotografia abaixo, de 2005, era a estação operacional da CFN, atual concessionária da linha, e a foto foi-me enviada por eles.

A estação original ainda existia então, transformada em sede da Serraria Nossa Senhora Aparecida. Em 2020, funcionava como hotel.


ACIMA: Locomotiva chegando à estação de Itabaiana em 1959 (Autor desconhecido).

ACIMA: O pátio da estação de Itabaiana, uma das 5 estações triangulares que existem ou já existiram no Brasil. Aí se juntam as linhas Recife-Natal (que chega de Recife na parte inferior da foto, constinunado para o fundo) e a que segue para Campina Grande e Ceará e Maranhão (a linha que sai para a esquerda) (Foto Coaraci Camargo, abril de 2007).

(Fontes: Jônatas Rodrigues, 2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Nilson Rodrigues; Companhia Ferroviária do Nordeste, 2005; Nilson Rodrigues, 2006; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Itabaiana, meio encoberta pela locomotiva, provavelmente nos anos 1950. Cessão Jonatas Rodrigues

Estação de Itabaiana em 1959. Autor desconhecido

A estação operacional (nova) de Itabaiana em 2005. Foto Carlos Alberto Martins da Matta

Estação de Itabaiana em 2006. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2007. Foto Jonatas Rodrigues

A estação em 18/9/2020. Foto Rodrigo Henrique
     
Atualização: 19.09.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.