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(1885-1985):
Leprosário
Pinhais
Curitiba
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(A partir de 1985/86):
Engenheiro Coral
Pinhais
Quilômetro 103
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná (1885-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
PINHAIS
Município de Pinhais, PR
linha Curitiba-Paranaguá - km 102,100 (1936)   PR-2420
Altitude: 886,370 m   Inauguração: 05.02.1885
Uso atual: abandonada (2009)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra. É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional, projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada, a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R. V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1885 e atendia à localidade de Pinhais, que na época pertencia ao município de Piraquara. A construção desta estação resultava de obrigação contratual estabelecida pelo Decreto 8989 de 18/08/1883, ficando a cargo do governo provincial o estabelecimento de um caminho até a sede de São José dos Pinhais. Com isso proporcionava-se um escoadouro para a cidade de São José dos Pinhais, sob cuja jurisdição se encontravam aquelas terras.

Antigamente, ali o Dr. Francisco de Almeida Torres fundou uma importante serraria e uma chácara modelo, vendida depois pelos seus herdeiros para Guilherme Weiss, que montou um
importante estabelecimento: a Cerâmica de Pinhais, dotada de todas as facilidades e instalações, inclusive uma pequena ferrovia pelo sistema Decauville. Após sua morte, todos os terrenos foram loteados, formando então, apesar de pertencerem a Pinhais, um grande bairro residencial da região metropolitana de Curitiba.

Nos anos 1940, a estação original foi substituída pela atual.

Somente em 1992 Pinhais tornou-se município. Com a construção da variante entre Curitiba e Engenheiro Bley, a linha vinda desta última estação, em 1977, passou a atingir a Curitiba-Paranaguá pouco antes da estação de Pinhais, que, pelo menos até 1987, de acordo com os relatórios da RFFSA, era utilizada como pátio de cruzamento para os trens que vinham do interior do Paraná e se dirigiam a Curitiba.

A estação estava abandonada em 2009. Dali saía um desvio para o Moinho Rio Negro. Aparentemente construíram uma nova linha de passagem tendo de quebrar e reduzir a plataforma, que foi cercada, da estação - ver fotos de 2008 abaixo.








1913
AO LADO:
Modificações nos pátios das estações da linha (O Estado de S. Paulo, 8/6/1913).

ACIMA: Serraria Torres, existente com desvio da ferrovia junto À estação de Pinhais em 1914. Pertencia a B. Satyro Torres e existia desde 1902 (Foto da revista Album Illustrado, datada de 12 de maio de 1914, acervo Paulo Castagnet). ABAIXO: A casa de ferroviários dos anos 1940 permanece habitada junto à linha, próxima à estação (Foto Victor Colombelli, julho de 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Marcelo Augusto Barbosa; Victor Colombelli; Paulo Castagnet; ABPF-Paraná; Album Illustrado, 1914; O Estado de S. Paulo, 1913; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957)
     

A estação antiga de Pinhais, anos 1920. Foto do acervo da ABPF-Paraná

A estação de Pinhais em 21/4/2007. Foto Marcelo Augusto Barbosa

A estação em julho de 2008. Foto Victor Colombelli

A estação em julho de 2008. Foto Victor Colombelli
   
     
     
Atualização: 01.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.