A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Eduardo Azevedo
Quatiguá
Joaquim Távora
...

IBGE - 1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1923-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
QUATIGUÁ
Município de Quatiguá, PR
Ramal do Paranapanema - km 122,655 (1935)   PR-0769
Altitude: 676 m   Inauguração: 6.05.1923
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quatiguá foi inaugurada em 1923.

"Em Quatiguá nada restou da estação ferroviária, a não ser trechos de piso em vermelhão da plataforma. Uma pequena guarita em alvenaria, já depredada, deve ter sido o último testemunho. Aí ouvimos pela primeira vez uma versão para o abandono do trecho pela ALL, segundo a qual as elevadas indenizações pelos frequentes acidentes nas passagens de nível, aliadas às dificuldades técnicas do traçado levaram a concessionária a optar por uma volta com enorme acréscimo na quilometragem, por Apucarana. Uma composição, saindo de Ourinhos com destino a Paranaguá, ao chegar em Apucarana já teria percorrido distância suficiente para estar em Castro, quase em Ponta Grossa. Deve dar uns 300Km de acréscimo" (Douglas Razaboni, 01/2003).

1923
AO LADO: Inauguração da estação em alguns dias da data oficial - o jornal dá a data de 6 de maio. E chama a estação de "Quatinga" (O Estado de S. Paulo, 9/5/1923).

1924
AO LADO: Casa de moradia na estação - com o nome errado (O Estado de S. Paulo, 3/10/1924).


ACIMA: Com a estação de Quatiguá ao lado, o comboio puxado por uma locomotiva a vapor, provavelmente nos anos 1950 (Autor desconhecido).

(Fontes: Douglas Razaboni; Acervo livraria Fígaro, Curitiba; O Estado de S. Paulo, 1923 e 1924; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-1960; IBGE, 1957)
     

O trem chega a Quatiguá, na inauguração da estação, em 1919. Acervo da livraria Fígaro, de Curitiba, PR. Reprodução autorizada

O trem chega a Quatiguá, na inauguração da estação, em 1919. Acervo da livraria Fígaro, de Curitiba, PR. Reprodução autorizada

O trem chega a Quatiguá, na inauguração da estação, em 1919. Acervo da livraria Fígaro, de Curitiba, PR. Reprodução autorizada

O trem chega a Quatiguá, na inauguração da estação, em 1919. Acervo da livraria Fígaro, de Curitiba, PR. Reprodução autorizada

Da festa da inauguração em 1919 à desolação de hoje. Foto Douglas Razaboni em 30/12/2002

Da festa da inauguração em 1919 à desolação de hoje. Foto Douglas Razaboni em 30/12/2002
     
Atualização: 09.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.