A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
 
Estado do Paraná
RVPSC - ramal do Paranapanema

HISTÓRICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão.
Estações    
Jaguariaíva >> >> entroncamento com a linha Itararé-Uruguai  
ponte    
Jackson Figueiredo
   
Arapoti

O abandono do ramal, em 2002 - Foto Gazeta do Povo, Curitiba

O abandono próximo a Arapoti, em 2002 - Foto Gazeta do Povo, Curitiba

Aspecto do ramal em 2002 - Foto Gazeta do Povo, Curitiba
Egidio Piloto    
Calógeras    
Wenceslau Braz >> >> entroncamento do ramal de Barra Bonita  
Engenheiro Homero Fiori    
Barbosas    
Siqueira Campos

Caixa d'água na Turma 11, logo após Siqueira Campos. Foto Douglas Razzaboni, 01/2003
   
Eduardo Azevedo    
Quatiguá    
Joaquim Távora
   
Conselheiro Zacharias    
Platina    
Guimarães Carneiro    
Jacarezinho    
Costa Júnior    
Marques dos Reis >> >> Entroncamento com o ramal Ourinhos-Cianorte  
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.