...
Tronco Principal Sul (a partir de 1949/64):
Lapa-nova
Rio da Varzea-nova
Parada Diretor
...

IBGE - 1957
...
 
 
E. F. Paraná (1925-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO DA VÁRZEA-NOVA
Município da Lapa, PR
Ramal do Rio Negro - km 53,515 (1935)   PR-0756
Altitude: 802 m   Inauguração: 15.10.1949
Uso atual: desconhecido   sem trilhos (estação velha)
com trilhos (estação nova)
Data de abertura do prédio atual: c.1963?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou um curto prolongamento até a estação do que hoje é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue totalmente retificado em toda a sua estensão, fazendo com que todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram: Campo do Tentente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul.
 
 
 

A ESTAÇÃO: A estação de Rio da Várzea-nova teria sido inaugurada em 1949, já na variante do ramal de Rio Negro. A abertura desta variante, que se transformou em parte do Tronco Principal Sul, fez com que outra estação fosse construída, inicialmente com o mesmo nome, em 1949 (??).

De qualquer forma, as duas estações, velha e nova, são bem próximas. Segundo pesquisou Nilson Rodrigues em 2007, a estação original ficava em uma fazenda a uns 3 km da estação nova.

Porém, se olharmos a foto da estação (abaixo) de 1956, vemos que, por um detalhe do prédio que aparece na foto, a estação de 1956 pode já ser a atual (comparem os prédios). A única coisa que parece diferente são as mãos francesas. Enfim... se isto é verdade, estaria a variante já pronta naquela época? Afinal, a variante demorou bastante tempo para ser construída. Foi aberta em toda sua extensão em meados de 1964, quando se concluiu o trecho entre Rio da Varzea e Rio Negro. (*Guias Levi: em maio de 1964, o trem ainda passava pela linha antiga. Em novembro de 1964, já passava pela linha nova)

(VEJA TAMBÉM RIO DA VARZEA-ORIGINAL)


     
 
     
     
Atualização: 09.03.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.