A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Uraí
Serra Morena
Frei Timóteo
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
...
 
Estrada de Ferro São Paulo-Paraná (1939-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
SERRA MORENA
Município de Uraí, PR
Linha Ourinhos-Cianorte-km 465(1960)   PR-2612
    Inauguração: 03.05.1939
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná. Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná, teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Serra Morena foi inaugurada em 1939, segundo o Guia Geral de 1960. Ou teria sido em 1941 (ver box abaixo)? Segundo contam Paulino Manfrinato, Antônio Carlos de Toledo Neto e Adélia Grou de Toledo, "Serra Morena é apenas estação. O lugar que lhe corresponde é o bairro Cruzeiro do Norte (um distrito distante 8 km da sede do Município de Uraí), atualmente urbanizado, inclusive ligado à cidade-matriz por via asfaltada. Parte da prosperidade do local se devia a sua produção agrícola (uva, cítricos e cereais destinados a São Paulo). Outro produto lá extraído de ampla pedreira era pedra, fornecida em bruto, média e miúda. Tudo isso movimentava o transporte ferroviário. Todavia, esse bairro era pobre em água. Então, Toledo Neto - chefe de estação ali entre 1967 e 1970, aliás, a sua primeira estação com esse cargo - sugeriu e se empenhou para a solução do problema: conseguiu o fornecimento do líquido vindo do

ACIMA: Ainda pertencente à E. F. São Paulo-Paraná, a estação teve sua inauguração anunciada em 1941 para o dia 15 de dezembro daquele ano. A data é diferente do que cita o Guia Geral de 1960. Quem estará certo, ou já existiria ali uma pequena "chave"? (Folha da Manhã, 2/12/1941
Cinzas através de vagão-tanque para abastecer um depósito local rio e cuja sobra ia para uma cisterna situada em ponto mais elevado. Dessa forma, sentiu-se gratificado pela boa ação praticada em prol da comunidade e por ver reconhecido o seu esforço.
" 35 anos mais tarde, Douglas Razaboni é quem conta: "Entrando em Uraí, perguntamos como chegar a Serra Morena, e rapidamente nos indicaram o caminho. Estrada vicinal asfaltada, com um enorme armazém do IBC no meio do caminho, cujo ramal ferroviário há muito já foi retirado. A estrada serpenteia por um vale de parreirais de uva, sempre ao lado da ferrovia, num cenário que não imaginei existir no Paraná. Muito belo e pitoresco mesmo, merecendo a visita mais detalhada. Chegando na cidadezinha, um ar calmo e tranquilo. Crianças brincando pelas ruas, o pôr-do-sol já se anunciando, dando um belíssimo colorido ao cenário. A estação foi transformada em moradia por uma família local. Bem conservada, lembra muito a de Uraí" (Douglas Razaboni, 27/07/2002). Seria ela moradia ainda em junho de 2008? Está bastante danificada e o mato está muito próximo. Possivelmente está já abandonada.
     

A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

Casa da vila ferroviária de Serra Morena, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação, em 16/06/2008. Foto Fernando A. Domeze
   
     
Atualização: 30.05.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.