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VXY Mogiana em MG
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Itororó
Barra Fria
Leão
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1921-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
BARRA FRIA
Município de Erval Velho, SC
linha Itararé-Uruguai - km 802,095 (1936)   SC-0458
Altitude: -   Inauguração: 31.12.1921
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barra Fria foi inaugurada no último dia do ano de 1921.

Segundo Nilson Rodrigues, em 07/2005, sobravam apenas as colunas de sustentação do velho prédio da estação de Barra Fria. Da estação só sobraram as pilastras, como aconteceu com quase todas as estações deste trecho. Sobrava também a caixa d'agua, que ficava a 60 metros da estação, no sentido Caçador.


A comunidade de Barra Fria, no interior do município do Erval Velho, mais parece uma vila abandonada. "Isso aqui já foi muito rico na época do trem", conta o morador João Maria Moreira, 65 anos. Era pelos trilhos localizados em frente à estação que os trens de passageiros e cargas passavam em direção ao centro do País. Hoje, os trilhos estão escondidos pelo mato e, da antiga estação, só sobraram algumas pedras. Da estrada, se vê apenas a caixa d'água, enferrujada, que servia para o abastecimento das marias-fumaças. Em volta, há criações de galinhas e porcos. Das antigas casas de alvenaria da vila, sobraram apenas escombros. Para se chegar ao local é preciso percorrer cerca de 20 quilômetros de estrada de chão, seguindo o rio do Peixe (Diário Catarinense, 26/07/2002).


ACIMA: Ponte de ferrovia sobre afluente do rio do Peixe, em Barra Fria (Foto Marckson Kielek, 2010).

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1921 a 1983. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues, 2005; Makckson Lielek, 2010 Diário Catarinense, 2002; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Não sobrou nada em Barra Fria. Foto do Diário Catarinense, em 26/07/2002

Pilares da estação, únicos vestígios. Foto Nilson Rodrigues em 31/07/2005.

Caixa d'água da estação. Foto Nilson Rodrigues em 31/07/2005.
   

 

     
Atualização: 20.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.