A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Fábio Rego
Samambaia-nova
Jaguariaíva
...

Itararé-Uruguai, SC - 1965
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1964-1975)
RFFSA (1975-1993)
SAMAMBAIA-NOVA
Município de Jaguariaíva, PR
linha Itararé-Uruguai (variante Jaguariaíva-Fábio Rego) - km   SC-1424
Altitude: -   Inauguração: 26.06.1964
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. A variante Jaguariaíva-Fabio Rego foi aberta em 1964 e foi desativada em 1993/4 juntamente com o trecho Itararé-Jaguariaíva, tendo os trilhos arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Samambaia original foi inaugurada em 1926 e ficava no trecho entre Jaguariaíva e Itararé, próxima a onde hoje é a fábrica de papel PISA. A estação nova, na variante Jaguariaíva-Fábio Rego, foi inaugurada em 26 de junho de 1964, num trecho de linha que ficou mais de vinte anos em construção. Neste mesmo dia a estação antiga, de 1926, foi desativada. A

ACIMA: A variante de Fabio Rego nos anos 1970, mostrando também a linha abandonada de 1908, entre Jaguariaiva e Tucunduva, onde próxima a esta estação juntavam-se as duas linhas (IBGE).
nova estação era de alvenaria e de estilo moderno, e já foi demolida com a sua desativação, bem ao norte e distante da antiga. Foi a única estação que teve uma versão "nova" construída na variante, além da terminal, Fábio Rego, que se situava no mesmo local da antiga. O trecho teve os trilhos arrancados em 1993. (Veja também SAMAMBAIA)
(Fontes: Adalberto Benites; Correio dos Ferroviários, 1964; IBGE)
     

Pátio da estação de Samambaia-nova, que aparece ao fundo, à esquerda, atrás do morro, na inauguração, em 26/06/1964. Foto da revista Correio dos Ferroviários, agosto de 1964

Pátio da estação em 1977. Foto Adalberto Benites
     
Atualização: 12.10.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.