A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ezequiel Ramos
Quilômetro 367
Avaré
...

Tronco EFS - 1935
 
 
E. F. Sorocabana (1942-1953)
QUILÔMETRO 367
Município de Avaré, SP
Linha-tronco original - km 367,300 (1942)   SP-3881
    Inauguração: 1942
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 

A ESTAÇÃO: O posto do Quilômetro 367 foi aberto em 1943. "A construção de desvio para cruzamento de trens no Posto km 367,300 do tronco, em que se dispendeu a soma de Cr$ 32.571,40 e que já está facilitando grandemente o movimento dos trens entre as estações de Avaré e Ezequiel Ramos" (Relatório da E. F. Sorocabana de 1942). Com a erradicação da linha em 1953 por

Acima, mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como o posto do Quilômetro 367 e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
causa da abertura da variante Botucatu-Avaré nesse mesmo ano, o posto perdeu sua finalidade. Não se tem notícia hoje se ainda resta alguma coisa do antigo pátio no local.

     
   
     
     
Atualização: 07.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.