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E. F. Sorocabana
(c.1939-1971)
FEPASA (1971-1998) |
QUILÔMETRO
867 (ou 811, ou 819)
Município de Presidente Wenceslau,
SP |
Linha-tronco - km 867 (1939) (*);
km 811 (1960) (**) |
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SP-4086 |
Altitude: |
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Inauguração: c.1939 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1939 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: O posto
começou a ser construído em 1939. Nessa época,
o km 867 estava entre Presidente Wenceslau (então km
857,234) e Caiuá (então km 875,322).
Depois das retificações da eletrificação da Sorocabana até Assis,
nos anos 1950, houve uma redução na quilometragem em 47 km.
Em 1951, embarcaram 14.112 passageiros no posto.
A quilometragem das estações de Presidente Wenceslau já
era 830,275 e de Caiuá, 848,363. A linha-tronco inteira já
tinha 863,150 km, menos do que em 1939, claro.
E nos anos seguintes, baixou para 843. Então, a marca quilométrica
do posto 867 já era, em 2007, km 819 (ver foto abaixo).
Também era chamado de km 811.
O posto já foi demolido.
Ali há restos de peças de porcelana de fabricação
1939 e tijolos com a marca da quilometragem 866 e alguma coisa...
prova de que o posto realmente foi construído na quilometragem
que lhe dá o nome e por volta de 1939, 1940.
"De carro não é possível ver, por exemplo, o Posto do Km 867,
vindo de Caiuá para Venceslau. O local guarda características importantes
como essa peça de 1939 que procurei esconder no mato para que não
seja ainda mais danificada. Existem datas no local... Isso é importante.
Os acabamentos de pedreiro são impressionantes. Bem caprichados! Fiquei
impressionado como encontrei aquele lugar, com aquele poço ainda profundo.
O posto do Km 867 é o que mais me deixou encucado. Vinha eu, calmamente,
cansado, e poderia parar em qualquer lugar. Distraído, absorto e poderia
para em qualquer lugar. Parece que algo me levou até lá. Sentei, descansei,
tomei água e só depois percebi onde estava. Mais um instante não o
teria achado mais" (Paulo Francis Jr., 5/11/2007).
ACIMA: Ao lado da plataforma deserta e arruinada,
a linha parece levar ao infinito. ABAIXO: sentido horário,
a partir da esquerda: marco quilométrico 819, junto ao posto;
tijolo com a marca da quilometragem original (866 e algo); o poço,
ainda existente; e a porcelana de 1939 (Fotos Paulo Francis Jr., 2007).
(Fontes: Paulo Francis Jr.; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1920-69; www.prudensite.com.br; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Ao
lado, Paulo Francis Jr. sentado sobre a plataforma do posto,
já sem qualquer desvio e sem construção
alguma. Foto de 2007 |
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Atualização:
08.05.2017
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