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E. F. Sorocabana
(1921-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PRESIDENTE
WENCESLAU
Municípios de Presidente Prudente (1921-1927);
Presidente Venceslau (1927-), SP |
Linha-tronco original - km 870,242
(1924); km 857,234 (1931) (*); km 809,301 (1960) (**)
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SP-3972 |
Altitude: 405 m |
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Inauguração: 28.12.1921 |
Uso atual: Casa do Artesão (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1960 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Presidente Wenceslau, com o nome homenageando o Presidente
da República Wenceslau Braz, que entregara o Governo em 1918,
foi inaugurada em 1921, como ponta de linha, situação que perdurou
por seis meses, até a abertura do trecho final que chegava a Presidente
Epitácio, em maio de 1922. O povoado também teria se chamado (ver caixa abaixo, de 1941). e também teria se chamado Perobal e Coroados, antes de receber o nome do presidente.
"Nesse dia (8/3/1921) os trilhos da Sorocabana encontravam-se
nas imediações do atual cemitério. Cheguei com outros, exatamente
às 8 horas da manhã. Logo após a chegada, dei início à demarcação
e, em seguida, à abertura dos alicerces, iniciando-se dessa forma,
segundo meu entender a fundação da atual Presidente Venceslau. À
tardinha chegou a locomotiva no. 120, conduzida pelo maquinista Manoel
Casemiro, que puxava o lastro da Empresa José Giorgi. Coroados foi
o nome dado à povoação por se ter encontrado por aqui índios daquela
tribo. A denominação perdurou até 28 de Dezembro de 1921, dia em que
se inaugurou a estação, já com a denominação definitiva de Presidente
Venceslau" (João Ribeiro, do site www.guiavenceslau.com.br).
A povoação tornou-se município pouco tempo depois,
em 13/5/1927.
Em 1948, a revolta contra a estação estava publicada
num jornal da Capital, a 800 km da cidade: "A estação
é isso aí, a enfeiar a cidade. Acomodações
exíguas, desprovida de marquise, plataforma estreita... mas
não param aí suas deficiências. Falta-lhe um armazém
anexo, o que dificulta sobremaneira o escoamento dos produtos do município
(...) A estação (...) não está à
altura do progresso da localidade" (Folha da Manhã,
15/4/1948).
Em 1953, a população e imprensa local se revoltava contra o estado
da velha estação: "A gente vai olhando os modernos traços
arquitetônicos das diversas gares do trajeto, muitas das quais construídas
em cidades com rendas que não atingem sequer uma terça parte do que
arrecada a estação de Presidente Wenceslau, cuja cidade, pelos algarismos
das estatísticas oficiais, se coloca entre as primeiras de toda a
Alta Sorocabana em arrecadação, motivo pelo qual bem merece seja o
seu asqueroso e sórdido pardieiro substituído por um prédio moderno,
amplo e confortável. Sabemos de um projeto já aprovado oficialmente
que não se dignou ainda o Diretor da Sorocabana pô-lo em execução.
Nos dias de chuva intensa, o povo se aglomera em doidas cotoveladas
na meia telha de nossa ridícula estaçãozinha e pratica verdadeiro
malabarismo para tomar a silenciosa composição que chega luzente e
fumegante. O passageiro que vem chegando moído e esfrangalhado pela
penosa viagem tem que se transformar em homem de circo, para poder
desembarcar com os familiares a sua bagagem (...) as exóticas atitudes
que vão tomando os passgeiros que descem e os que procuram galgar
os estribos que comumente se encontram a uma altura superior a oitenta
centímetros do solo..." (A Tribuna, 1953).
Somente em 1959 o prédio sofreu a esperada reforma, com aumento,
obra feita pela então jovem Construtora Albuquerque, Takaoka, que
quinze anos mais tarde ficou famosa pela construção do loteamento
Alphaville, em Barueri e Santana de Parnaíba.
A nova estação foi entregue no ano seguinte. Ela foi finalmente desativada
pela Fepasa em fins de 1996. "Estive em Venceslau que foi recentemente
pilhada, mas que ainda tinha uma graciosa placa de quilometragem e
altitude, que foi devidamente guardada. Ela não tem nada a ver com
outras estações que vi. Foi feita uma reforma (em 1959) moderna e
feia. Andarilhos moravam nela até recentemente..." (Rodrigo Cabredo,
28/10/2000).
Em 1990, a estação, já fechada, estava abandonada
(O Estado de S. Paulo, 16/12/1990)
Em 2015, abrigava a sede de uma entidade
(SEEAMA).
Em 2023, era a sede da entidade Casa do Artesão. Várias paredes externas foram pintadas com gosto duvidoso, mas o prédio estava muito bem conservado interna e externamente.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de um armazém
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1941
AO LADO: Uma estação sem conforto (O Estado de
S. Paulo, 2/2/1941). |
ACIMA: A cidade em 1967 - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODO O ARTIGO). (O Estado de S. Paulo, 03/09/1967).
ACIMA: Casas de madeira do pátio, provavelmente
ainda dos anos 1920, contrastam com os grande prédios ao fundo
(Foto Guilherme F. Netto, fevereiro de 2009).
ACIMA: Vila ferroviária, construída pela Sorocabana
em 1939 (Foto Silvio Rizzo, em 2015)
ACIMA: Plataforma da ex-estação em 2023 (Foto de Arnaldo Bernardo em julho de 2023).
ACIMA: Fachada da ex-estação em 2023 (Foto de Arnaldo Bernardo em julho de 2023).
(Fontes: Arnaldo Bernardo, 2023; Rodrigo Cabredo, 2000; Silvio Rizzo, 2016; Artur Silva, 2009; Guilherme F. Netto; João Ribeiro; www.guiavenceslau.com.br;
A Tribuna, 1953; Folha da Manhã, 1948; Edmilson -; Cid José
Beraldo; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais , 1890-1969; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Plataforma da estação em outubro de 2000. Foto
Rodrigo Cabredo |
Frente da estação em outubro de 2000. Foto Rodrigo
Cabredo |
Hall da estação em outubro de 2000. Foto Rodrigo
Cabredo |
A estação em 02/2009. Foto Artur Silva |
A estação em 02/2009. Foto Artur Silva |
Patio em 30/6/2016. Foto Silvio Rizzo |
Fachada em 30/6/2016. Foto Silvio Rizzo |
A plataforma em 2023. Foto Arnaldo Bernardo |
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Atualização:
01.09.2023
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