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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Quilômetro 867
Caiuá
Presidente Epitácio
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1922-1971)
FEPASA (1971-1998)
CAIUÁ
Município de Caiuá, SP
Linha-tronco original - km 888,310 (1924); km 875,322 (1931) (*); km 827,389 (1960) (**)
  SP-0715
Altitude: 296 m   Inauguração: 01.05.1922
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, (**) devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caiuá foi inaugurada em 1922.

Foi fechada e desativada pela Fepasa em fins de 1996.

"Estive em Caiuá, que é uma vilinha muito pequena mas que tem uma casa funerária e cemitério enormes. Inexplicável. A estação não existe mais, só a plataforma, a caixa dágua e umas casinhas" (Rodrigo Cabredo, 28/10/2000).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de posto de desinfecção de gaiolas; colocação de caixa d'água para reforço do abastecimento

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1922 a 1999. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu e Botucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).
1921
AO LADO:
Choque em Caiuá - mas o trecho da linha nem era trafegado ainda ( O Estado de S. Paulo, 12/5/1921).

À ESQUERDA: anúncio de um ramal lenheiro de 15 km de Caiuá a Santa Maria (Folha da Manhã, 2/7/1947).

ACIMA: O que exportou a cidade e a estação de Caiuá durante o ano de 1947 (Folha da Manhã, 28/2/1948).
(Fontes: Alberto Otto Schneidewind; Rodrigo Cabredo; Folha da Manhã, 1947 e 1948; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Caiuá, em 1971. Foto Alberto Otto Schneidewind

A estação de Caiuá abandonada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

A estação já demolida, as árvores, a plataforma coberta de grama e os trilhos ao fundo (10/2000). Foto Rodrigo Cabredo
     
     
Atualização: 10.10.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.