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E. F. Sorocabana
(1929-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
QUITAÚNA
(antiga DUQUE DE CAXIAS)
Município de Osasco, SP |
Linha-tronco - km 19,425 (1931) |
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SP-0566 |
Altitude: 719 m |
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Inauguração: 29.05.1929 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Quitaúna foi aberta em 1929. Em 1934, o prédio original
foi ampliado.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
Entre 1939 e 1948, a estação teve o nome alterado para
Duque de Caxias, retornando após para o nome original.
Em 08/04/1953, foi entregue um novo prédio para a estação.
Com um novo prédio, inaugurado em 25/01/1979, a estação hoje serve
os trens urbanos da CPTM. Ela se situa em frente à entrada principal
do quartel de Quitaúna, um dos maiores quartéis do Exército
em São Paulo, na avenida dos Autonomistas,
em Osasco. Para entrarmos na sua portaria, temos de sair da
avenida cruzando a linha em nível, ao lado da plataforma da estação.
Em 2017, a estação passou por grande reforma.
Uma nota interessante é que, ainda em 2018, entre as estações
de Comandante Sampaio e Quitaúna, do lado direito
da linha sentido interior, era praticamente zona rural, com paisagens
bucólicas.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
ACIMA:
Em 1923, anúncio do loteamento no bairro de Quitaúna
- quando nem a estação existia ali - mas já citava
a Sorocabana, com linha já com bitola mista, num prenúncio
que a estação era apenas uma questão de tempo
(O Estado de S. Paulo, 8/7/1923).
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1933
AO LADO: Acidente na estação (Folha da Manhã, 8/12/1933). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de um cômodo para
bagagens; ampliação do edifício do posto
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ACIMA: Pátio e cabinas na estação
de Duque de Caxias em 1942 (Fonte desconhecida).
ACIMA: Pedra fundamental da nova estação em 07/1948. Essa estação duraria até 1978 (Autor desconhecido).
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1950
AO LADO: As boiadas embarcavam em Duque de Caxias,
atual Quitaúna (Folha da Manhã, 12/4/1950).
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ACIMA: Trem da Sorocabana chega à estação de Quitauna em 1950. Foto Bar do Simões).
ACIMA: Em 1958, era fácil cruzar
a linha em Quitaúna, que, com um tráfego muito maior
do que hoje, expunha os moradores a acidentes. Eles pediam uma passagem
de nível para o local. Notar também que a linha ali
já tinha bitola mista e que os carros ali estacionados eram
possivelmente residencia de funcionários da Sorocabana (Folha
Imagem, publicada na Folha da Tarde de 27 de outubro de 1958).
ACIMA: Ramal que segue para o quartel. A
linha em primeiro plano, no centro da fotografia, é a principal
da CPTM, ex-Sorocabana. A estação de Quitaúna
está para a direita. Para a esquerda, é o sentido do
interior. Ao fundo, predios do quartel (Foto Carlos Almeida, 10/2006).
ACIMA: A estação em 1/1/2006.
Foto Carlos Alberto de Almeida, ainda com os trens da época
(Foto Carlos R. Almeida).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
José Luiz Alves de Oliveira; Adriano Martins; Carlos
R. Almeida; O Estado de
S. Paulo, 1923; Folha da Manhã,
1950; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação, provavelmente anos 1960. Acervo Bar Simões |
A estação velha, provavelmente início dos
anos 1970. Acervo José Luiz Alves de Oliveira |
A estação da CPTM, em 21/06/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
As plataformas da estação, em 05/2003. Foto Adriano
Martins |
A estação depois da reforma em 31/5/201. Foto Ralph M. Giesbrecht7 |
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Atualização:
17.11.2019
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