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VXY Mogiana em MG
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Santa Gertrudes
Santana
Rio Claro-nova
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CP-tronco - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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FEPASA (1980-1998)
SANTANA (POSTO DO KM 128)
Município de Rio Claro, SP
Variante Santa Gertrudes-Itirapina - km 128,129 (1988)   SP-2832
    Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1976 (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde os anos 50 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos 70, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova. Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros passaram por ali até o final de 2000.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santana é um pátio de cruzamento construído na variante Santa Gertrudes-Itirapina por volta de 1980. Originalmente, um antigo carro funerário de madeira foi a estação provisória. Era também chamado de Posto do km 128. "Eu o vi tombado no local, no final da década de 1970" (Antonio Gorni, 2003). Mais tarde, uma de alvenaria foi construída pela Fepasa; ela ainda estava de pé em 2000. CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O LOCAL DA ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adalberto Gaib)
(Fontes: Antonio Gorni; Vanderley Zago; José Pascon Rocha; Herme Y. Hinuy; Adalberto Gaib; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     


A estação originial, um vagão. Foto José Pascon Rocha, anos 1970


A estação nos anos 1990. Foto Vanderley Zago

A estação de Santana em 16/02/2000. Foto Hermes Y. Hinuy

 

 

 
     
Atualização: 24.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.