|
|
FEPASA (1980-1998)
|
SANTANA
(POSTO DO KM 128)
Município de Rio Claro, SP |
Variante Santa Gertrudes-Itirapina
- km 128,129 (1988) |
|
SP-2832 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1976 (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde os anos 50 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância
entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos
70, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela
foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se
cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha
que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova.
Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros
passaram por ali até o final de 2000. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santana é um pátio de cruzamento construído
na variante Santa Gertrudes-Itirapina por volta de 1980. Originalmente,
um antigo carro funerário de madeira foi a estação
provisória.
Era também chamado de Posto do km 128.
"Eu o vi tombado no local, no final da década de 1970"
(Antonio Gorni, 2003).
Mais tarde, uma de alvenaria foi construída pela Fepasa; ela
ainda estava de pé em 2000.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O LOCAL DA ESTAÇÃO VISTA
DO SATELITE (gentileza
Adalberto Gaib)
(Fontes: Antonio Gorni; Vanderley Zago; José
Pascon Rocha; Herme Y. Hinuy; Adalberto Gaib; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação originial, um vagão. Foto José
Pascon Rocha, anos 1970
|
A estação em 12/1999. Foto Vanderley Zago |
A estação de Santana em 16/02/2000. Foto Hermes
Y. Hinuy |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.03.2018
|
|