A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Igaçaba
Rifaina-nova
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
...

Linha do Rio Grande-1935
...
 
 
E. F. Vale do Bom Jesus (1991-1994)
RIFAINA-NOVA
Município de Rifaina, SP
E. F. Vale do Bom Jesus - km   SP-2260
Altitude: -   Inauguração: 03.1991
Uso atual: moradia (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1991
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1990, uma iniciativa da região de Pedregulho resolveu recolocar os trilhos no antigo leito da linha do Rio Grande, entre as estações de Pedregulho e Rifaina, para a instalação de um trem turístico que passaria por elas e mais duas estações intermediárias. A gerência e manutenção da linha foi entregue à ABPF que em março de 1991 inauguraram a linha em grande estilo. O trecho final, em Rifaina, foi construído fora do leito original, visto que a represa de Jaguara havua inundado boa parte da linha e também a estação original da cidade. Foi construída então uma nova estação igual à anterior. No início de 1995, chuvas torrenciais levaram um aterro perto de Pedregulho e fizeram com que o trem parasse. Até hoje não foi consertado, e apenas se dá manutenção à linha e às estações.
 
A ESTAÇÃO: Depois da desativação da estação original de Rifaina, em julho de 1970, e o seu desaparecimento sob as águas da represa de Jaguara, os trilhos da velha Linha do Rio Grande foram arrancados.

Em março de 1991, com a construção da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", com fins turísticos, a partir de Pedregulho, uma nova estação foi construída para Rifaina, como uma réplica da original, mas, obviamente, em um ponto diferente desta, de forma a que ela servisse de ponto final para a ferrovia turística.

A estrada funcionou até 1994, quando um aterro foi levado pela chuva, seccionando a linha.

A réplica da estação funcionou durante algum tempo como sede da Prefeitura da cidade, enquanto esta estava sendo reformada. Em 2009, servia como moradia.

(Ver também Rifaina)

ACIMA: A estação de Jaguara, no centro do mapa dos anos 1970. Notar a linha de Mogiana sendo interrompida um pouco antes da cidade de Rifaina e prosseguindo por baixo d'água, ou seja, já inútil. Na época do mapa, a estação nova ainda não existia, somente seria construída em 1990 quando ali passou a linha turística que apenas funcionou por 5 anos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR - (IBGE).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; César Sacco; Carlos R. Almeida; Cezar Balsanulfo Cardoso; Folha de S. Paulo, 2000; ABPF)
     

Em março de 1991, os primeiros trens saem da estação no sentido de Pedregulho. Foto César Sacco

A estação em 1993. Foto Carlos R. Almeida

Em 29/12/2000, a estação de Rifaina do lado da entrada. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em abril de 2000, a estação serve aos patos e às galinhas. Folha de S. Paulo, 30/04/2000

Fachada da estação em 05/2009. Foto Cezar Balsanulfo Cardoso

Plataforma da estação em 05/2009. Foto Cezar Balsanulfo Cardoso
     
Atualização: 04.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.