|
|
...
Igaçaba
Rifaina-nova
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007 ...
Linha do Rio Grande-1935
...
|
|
|
|
|
E. F. Vale do Bom
Jesus (1991-1994) |
RIFAINA-NOVA
Município de Rifaina, SP |
E. F. Vale do Bom Jesus - km |
|
SP-2260 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 03.1991 |
Uso atual: moradia (2009) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1991 |
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1990,
uma iniciativa da região de Pedregulho resolveu recolocar os trilhos
no antigo leito da linha do Rio Grande, entre as estações de Pedregulho
e Rifaina, para a instalação de um trem turístico que passaria por
elas e mais duas estações intermediárias. A gerência e manutenção
da linha foi entregue à ABPF que em março de 1991 inauguraram a linha
em grande estilo. O trecho final, em Rifaina, foi construído fora
do leito original, visto que a represa de Jaguara havua inundado boa
parte da linha e também a estação original da cidade. Foi construída
então uma nova estação igual à anterior. No início de 1995, chuvas
torrenciais levaram um aterro perto de Pedregulho e fizeram com que
o trem parasse. Até hoje não foi consertado, e apenas se dá manutenção
à linha e às estações. |
|
A ESTAÇÃO: Depois da desativação
da estação original de Rifaina, em julho de 1970,
e o seu desaparecimento sob as águas da represa de Jaguara,
os trilhos da velha Linha do Rio Grande foram arrancados.
Em
março de 1991, com a construção da "Estrada de Ferro Vale do Bom
Jesus", com fins turísticos, a partir de Pedregulho, uma
nova estação foi construída para Rifaina, como uma réplica da original, mas, obviamente, em um ponto
diferente desta, de forma a que ela servisse de ponto final para a
ferrovia turística.
A estrada funcionou até 1994, quando um aterro
foi levado pela chuva, seccionando a linha.
A réplica da estação funcionou durante
algum tempo como sede da Prefeitura da cidade, enquanto esta estava
sendo reformada. Em 2009, servia como moradia.
(Ver
também Rifaina)
ACIMA: A estação de Jaguara, no centro do mapa dos anos 1970. Notar a linha de Mogiana sendo interrompida um pouco antes da cidade de Rifaina e prosseguindo por baixo d'água, ou seja, já inútil. Na época do mapa, a estação nova ainda não existia, somente seria construída em 1990 quando ali passou a linha turística que apenas funcionou por 5 anos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR - (IBGE).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
César Sacco; Carlos R. Almeida; Cezar Balsanulfo Cardoso;
Folha de S. Paulo, 2000; ABPF) |
|
|
|
Em março de 1991, os primeiros trens saem da estação
no sentido de Pedregulho. Foto César Sacco |
A estação em 1993. Foto Carlos R. Almeida |
Em 29/12/2000, a estação de Rifaina do lado da
entrada. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em abril de 2000, a estação serve aos patos e
às galinhas. Folha de S. Paulo, 30/04/2000 |
Fachada da estação em 05/2009. Foto Cezar Balsanulfo
Cardoso |
Plataforma da estação em 05/2009. Foto Cezar Balsanulfo
Cardoso |
|
|
|
|
Atualização:
04.06.2019
|
|