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Igaçaba
Rifaina
Jaguara (MG)
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Linha do Rio Grande-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1888-1970) |
RIFAINA
Município de Rifaina, SP |
Linha do Rio Grande - km 490,256 |
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SP-1660 |
Altitude: 535 m |
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Inauguração: 05.03.1888 |
Uso atual: submersa |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1888? |
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HISTORICO DA LINHA: A Linha do
Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois
anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava
o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já
no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a
construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho
foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi.
Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980,
passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados.
Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e
Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rifaina foi aberta em 1888. Ela era a última estação em
território paulista, antes da estação de Jaguara, que era o
final da linha do Rio Grande, em Minas.
"Meu avô, Lodovico
Toniato, quando veio da Itália em 1.891, ele se estabeleceu na região
da linha do Rio Grande, entre Igaçaba e Rifaina. Inclusive, esta linha
fazia divisa de sua propriedade, da qual ele tinha um desvio, onde
ele carregava os vagões de café e também supria a ferrovia com lenha.
Estou juntando vários documentos dele, para mostrar às futuras gerações
de nossa familia, o desempenho e a criatividade que lhe era peculiar"
(Nicolau Toniato, 06/2007).
"Eu era o chefe da estação,
em Rifaina, e costumava tomar banho no rio Grande, lá perto da balsa,
no intervalo da passagem dos trens sobre a ponte. Não havia ainda
a ponte rodoviária" (Hélio Fávaro, Jardinópolis, 10/04/2000).
A estação permaneceu ativa até que, em 1 de julho de 1970, foi fechada,
com a supressão do trecho Pedregulho a Jaguara.
Logo
em seguida, construiu-se a represa da Usina de Jaguara, no rio Grande.
Tal fato resultou na inundação da área da estação, que ficou submersa,
assim como os trilhos do velho tronco da Mogiana, cortando a linha
abandonada em duas. Os trilhos foram logo retirados.
Porém, em 1990,
com a construção da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", com
fins turísticos, a partir de Pedregulho, uma nova estação foi
construída, como uma réplica da original, mas, obviamente, em um ponto
diferente do original.
(ver também Rifaina-nova)
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1885
AO LADO: Edital para coostrução de diversas estações na linha do Rio Grande e no ramal de Caldas, inclusive esta (A Provincia de S. Paulo,
29/7/1885). |
ACIMA: Mapa da linha com a posição de Rifaina em 1932 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Jaguara, no centro do mapa dos anos 1970. Notar a linha de Mogiana sendo interrompida um pouco antes da cidade de Rifaina e prosseguindo por baixo d'água, ou seja, já inútil. Na época do mapa, a estação nova ainda não existia, somente seria construída em 1990 quando ali passou a linha turística que apenas funcionou por 5 anos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR - (IBGE). |
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Rifaina (1910), Álbum da Mogiana, Museu de Jundiaí |
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Atualização:
02.03.2021
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