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E. F. Sorocabana
(1935-1960) |
RIO
DOS CAMPOS
Município de São Paulo, SP |
Mairinque-Santos - km 70,009 (1960) |
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SP-2259 |
Altitude: 695 m |
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Inauguração: 01.04.1935 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Projetada
desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da
SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada
em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra
de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros
no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes,
e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927
da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana
e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista,
no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve
tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975,
e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha
opera até hoje sob a administração da Ferroban. |
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A ESTAÇÃO: Devia
seu nome ao rio dos Campos, que corre próximo a ela.
Foi desativada em 1960. Não consegui fotos da estação, já demolida,
desativada que foi, porém o trem esporadicamente
continuava parando na plataforma, para atender a duas casas de turma
(que aparecem nas fotos), bem como a usina de Capivari-Monos, hoje também
desativadas.
Estas casas ficavam um pouco afastadas da plataforma; esta não
deve aparecer no campo da fotografia de 1969 (acima), pois eu e meus
colegas de excursão (1969) estamos vindo de lá não
muito tempo após descermos do trem. "Até a última vez
que lá passei a pé, ainda existiam e estavam ocupadas, exceto a de
madeira, à direita, que estava vazia" (Rafael Asquini,
2009).
ACIMA: Na inauguração da estação em 1935, novos horarios entre ela e São Paulo (O Estado de S. Paulo, 23/3/1935).
ACIMA:
A estação ainda era importante nos primórdios
da linha, em 1939: Dali partiam trens para Mairinque por algum tempo
(O Estado de S. Paulo, 15/3/1939).
ACIMA: Ao fundo, casas do pátio da
estação de Rio dos Campos em 1969. A estação
já havia sido demolida, havia apenas uma plataforma - que não
está no campo da foto, estando localizada além da curva
ao fundo - e o trem em que eu estava na excursão do Porto Seguro
parou nesta para que eu e meus colegas descêssemos (Foto: Cristiano
Sönksen).
ACIMA: Não existe mais a estação,
mas o rio dos Campos, claro, segue existindo ali próximo, razão
do nome da desaparecida estação (Foto Rafael Asquini
em 28/3/2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Cristiano
Sönksen; Coaraci Camargo; Rafael Asquini; O Estado de
S. Paulo, 1939; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Pátio da extinta estação, em 28/3/2009.
Foto Rafael Asquini |
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Atualização:
09.07.2018
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