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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Taipu
Melancias
João Camara
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EFCRN - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correa (1919-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
MELANCIAS
Município de Poço Branco, RN
Linha Natal-Macau - km 76 (1960)   RN-4570
Alitude: 105 m   Inauguração: 08.09.1919
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e Oscar Nelson (1949). Em 1982, os trens para Macau acabaram e, nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente os trens da Linha Norte operados hoje pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto foi abandonado.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Melancia foi inaugurada em 1919. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 dá a data como tendo sido em 8 de setembro, mas o jornal O Diario de Pernambuco noticiou a inauguração como tendo sido no dia 5 de novembro, portanto, com dois meses de diferença.

A estsção teria sido desativada na década de 1960, segundo João Santos (2017) e não muito depois foi demolida. Ainda segundo Santos, sua arquitetura era muito semelhante à da estação de Pitombeiras, na mesma linha; porém, não sobreviveram imagens das duas.

Em relato posterior à desativação, mas com data incerta, pode-se notar que a estação fez falta: "Dona Sebastiana conta que saía do povoado de Cravolândia, a cavalo ou a pé, por volta das 8h da manhã para apanhar o trem na estação das Melancias às 10 h. A estação não deixou saudade apenas em Dona Sebastiana. Sem opções de transporte, quem morava nos distritos da Pouza, Lagoa do Juazeiro, Acauã, Xavier, Serrote, Jerimum, Fazenda Gangorra, Samambaia, Baixos, Contador e Cravo optavam por embarcar no trem na Estação da Melancia. Dona Sebastiana conta que perdeu as contas de quantas vezes fez este percurso, mas confirma que a ida era mais tranquila, através do Trem do Horário, que chegava a Natal por volta das 14 h – se não houvesse atrasos. Já a volta até Cravolândia era feita em outro trem: uma automotriz. O retorno durava mais de 5 horas, iniciado por volta das 16h, com chegada a Melancia após as 21h. Assim como do sistema ferroviário potiguar, da Estação da Melancia restam apenas saudades e ruínas que estão entre o Assentamento Melancia e a BR-406" (http://blogdepocobranco.blogspot.com).

(Fontes: Daniel Gentili; http://blogdepocobranco.blogspot.com; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A parada, em ruínas e cheia de mato. http://blogdepocobranco.blogspot.com

     
Atualização: 18.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.