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E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AMÉRICO
LOBO (antiga CARMO)
Município de Carmo de Minas, MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km 73,750
(1960) |
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MG-2745 |
Altitude: 869 m |
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Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: moradia (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti
(depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho,
que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações
e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três
Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho.
Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por
sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em
1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste
e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971.
Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de
São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia,
da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha
já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros
foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983
entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim
de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro
e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação
Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram
a linha Três Corações-Varginha até cerca
de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Américo Lobo já teve grande movimento, na
época em que a estação de São Lourenço
era incipiente, no final do século 19.
A estasção foi inaugurada em 1884 com o nome de Carmo,
pois ficava neste município (hoje Carmo de Minas). Luiz
Fernando Stockler encontrou, num cartório em Cristina,
MG, o registro do terreno onde foi construída a estação do Carmo,
com a data de 24/12/1883: foi uma doação do Barão do Monte Verde
para a Minas and Rio Railway.
Em 2015 ela ainda estava de pé, servindo como moradia de dona
Vera, que mora ali desde o ano 2000. A estação estava
então em mau estado de conservação, pelo mesno externamente. O nome de Carmo
ainda podia ser lido meio apagado debaixo do nome Américo
Lobo.
ACIMA: Carro de linha da ABPF parado em frente à
estação de Americo Lobo em fevereiro de 2014 (Foto Bruno
Crivelari Sanches, 2014).
(Fontes: Bruno C. Sanches; Gutierrez L. Coelho;
Cassio P. Fernandes; Ronald Colombini Junior; Fernando Stocler; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação vista de um trem em 1983. Foto Cassio
P. Fernandes |
A estação, vista do alto, em 07/2005. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação, em 07/2005. Foto Gutierrez L. Coelho
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A bilheteria da estação, em 07/2005. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação, em 07/2005. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 2005. Foto Luiz Fernando Stockler |
A velha estação em 7/11/2015. Foto Fernando Marietan
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Atualização:
08.10.2019
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