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E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ABPF (2000-) |
SÃO
LOURENÇO
Município de São Lourenço,
MG |
Linha Cruzeiro-Juréia - km
79,923 |
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MG-1204 |
Altitude: 867 m |
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Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: estação da ABPF (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de
passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia
e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997
ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre
Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel
(Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros
da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha
até cerca de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Lourenço foi aberta em 1884 pela E. F.
Minas e Rio. "A região de São Lourenço
na época da inauguração da ferrovia era uma área
alagadiça e havia uma pequena estação sem expressão,
construída em madeira, e que fora construída em
1894, sendo que todo o movimento comercial era feito pela estação,
na época já em alvenaria, de Carmo, hoje Américo
Lobo. Com a construção da ponte, em 1912, o então
bairro da Estação ganhou importância, e todo o
movimento foi incrementado, resultando inclusive na construção
da nova estação em 1925, já na época da
Rede Sul Mineira" (Hugo Caramuru).
Com efeito, em 1893 já foram iniciadas as obras do prédio que substituiria o provisório levantado em 1884 (ver caixa abaixo, de 1893).
Em 1925 abriu-se o terceiro prédio para a estação (ver caixa abaixo, de 1925).
A estação funcionou para passageiros
até 1982. "O transporte de passageiros nessa linha
acabou neste ano e em 1991 acabou o de cargas. Lembro-me que fiquei
num hotel-fazenda em São Lourenço em 1989, que ficava em frente à
via férrea. Fiquei lá quase uma semana e neste período só passaram
dois trens pequenos de carga e um de socorro no sentido
Cruzeiro. Segundo o pessoal lá de Cruzeiro, em 1991, só
descia até ali um ou outro trem de carga transportando cimento, e
que muitas vezes ele nem vinha porque alguns maquinistas que não gostavam
de rodar naquela serra simulavam uma avaria no trem em Passa-Quatro
e terminavam a viagem ali mesmo..." (Marco Giffoni,
2002).
"Sou de São Lourenço-MG e passei minha infância viajando de
trem e foram muitas, conheço de Cruzeiro a Alfenas e quantas saudades
ficaram daquelas estações, do povo esperando o trem chegar como se
fosse o terminal Tietê de hoje. Na estação de São Lourenço, já na
minha adolescência (11 aos 13 anos) vendi muito picolé para os passageiros
que ali paravam alguns minutos, isso por volta de 1973 a 1975 e minha
última viagem foi para Cruzeiro já em 1981 quando estava no exército
em Resende-RJ na AMAN. Lembro-me do enorme túnel na divisa de Minas
com São Paulo, da subida da serra com duas máquinas, da estação de
Passa Quatro, Itanhandu e muitas outras. Das manobras na grande estação
de Cruzeiro. Tudo ficou lá trás" (Raphael Marques, 07/2006).
A estação estava aberta em 2017 e desde 2000, para embarcar
passageiros para o trem turístico a vapor da ABPF que fazia
o percurso entre ela e Soledade de Minas. Muito bem conservada,
era também a sede da ABPF em São Lourenço
para a operação da linha, chamada de Trem das Águas.
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1893
AO LADO: Já há desvios partindo da estação (O Estado de S. Paulo, 1/10/1893). |
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1893
AO LADO: Começavam as obras do segundo prédio da
estação (O Estado de S. Paulo, 14/11/1893). |
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1925
AO LADO: Notícia da inauguração da
terceira estação (O Estado de S. Paulo, 11/9/1925).
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O escritor e historiador
cearense José Capistrano de Abreu conta, em carta
enviada a amigo em 1926, pouco antes de morrer, como era a cidade
então: "S. Lourenço fica na Mantiqueira. As águas
têm fama de magnesianas. Uma parte da cidade, cortada pelo Verde,
que inunda, com brejos, barrancos, uma vegetação reles que suja
a paisagem, é ingrata e não será fácil torna-la apresentável.
O bairro Carioca não pedirá grandes sacrifícios para ficar aprazível"
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1926
AO LADO: Carta para João Lucio de Azevedo, 7/5/1926.
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ACIMA: A estação de São
Lourenço, sem data (Cartão postal).
ACIMA: Na estação de São
Lourenço, anos 1960 (Autor desconhecido).
ACIMA: A locomotiva a vapor que um dia foi da Leopoldina jamais
rodou ali enquanto a linha foi da RMV. Hoje é uma das máquinas
da ABPF que fazem o percurso São Lourenço-Soledade de
Minas todos os fins de semana (Foto Antonio Gorni, outubro de 2007).
ACIMA: Em foto de 2007, o belo piso do tempo da Rede Sul
Mineira foi colocado em 1925 quando se abriu o novo prédio.
Piso hidráulico, o nome da ferrovia sobreviveu a todas
as mudanças de nome e de abandono nos últimos
tempos da RFFSA (Foto Antonio Gorni, outubro de 2007).
ACIMA: Estação de São Lourenço em 2022 (Foto Murici Tronfato).
(Fontes: R. M. Giesbrecht, pesquisa local;
Hugo Caramuru; Marco Giffoni; Pedro Paulo Resende; Jorge A. Ferreira
Jr.; Antonio Gorni; José Honório Rodrigues: Correspondência de Capistrano
de Abreu, volume 2, Rio de Janeiro, 1954; Carlos Cornejo e Eduardo
Gerodetti: Lembranças do Brasil - As Ferrovias nos Cartões
Postais e Álbuns de Lembranças, 2005; Informativo Ferroviário
no. 31) |
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A primitiva estação da Minas e Rio, ainda de madeira,
foto sem data. Foto do artigo de Hugo Caramuru, no "Informativo
Ferroviário" no. 31 |
A antiga estação, c. 1920. Foto do livro de Carlos
Cornejo e Eduardo Gerodetti, Lembranças do Brasil
- As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de
Lembranças |
A nova estação na época da sua inauguração.
Foto de cartão postal |
A inauguração da nova estação em
1925. Foto de cartão postal |
Na plataforma da estação de São Lourenço,
1934. Foto do acervo de Maria Apparecida Miranda, de Santana
de Parnaíba, SP |
Pátio da estação, em 1935. Foto cedida
por Marco Giffoni |
Plataforma da estação, em 1935. Foto cedida por
Marco Giffoni |
A estação, em 1935. Foto cedida por Marco Giffoni |
A estação em 2001. Foto Jorge A. Ferreira Jr. |
A estação em 2001. Foto Jorge A. Ferreira Jr. |
Pátio da estação em 18/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação em julho de 2010. Foto Marco
Giffoni |
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Atualização:
01.06.2023
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