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E. F. Minas e Rio
(1884-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CONCEIÇÃO
DO RIO VERDE
(antiga CONTENDAS)
Município de Lambari, MG (1884?-1912)
Município de Conceição
do Rio Verde, MG (1912-) |
Linha Cruzeiro-Juréia - km
125,904 (1960) |
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MG-1324 |
Altitude: 852 m |
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Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de
passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia
e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997
ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre
Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel
(Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros
da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha
até cerca de 2010. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Conceição do Rio Verde foi aberta em 1884;
era uma das originais da linha primitiva. O seu nome primitivo era
Contendas, nome de uma serra próxima - este nome foi alterado em 1922 (ver caixa abaixo).
"Consta que o Brasil possui apenas 2 basílicas, sendo uma
em Aparecida e a outra em Conceição do Rio Verde. Trata-se da Basílica
Menor. Já pelos lados da estação, os trilhos
brotando da terra na vala de enxurrada denunciam que o asfalto passou
por cima dos mesmos há tempos. A estação está totalmente abandonada
e depredada, mas ainda em pé" (Douglas Razaboni, 07/2004).
Em 2015, cento e vinte anos passados, estava abandonada. Em 2018,
o antigo pátio da estação foi invadido e em parte
dele construíu-se uma horta.
ACIMA: Em 1893 ainda não havia o ramal de Campanha, que somente em 1894 iria ser aberto. Para quem ia de Cruzeiro a Lambari pela E. F. Minas e Rio, parece que o melhor caminho era seguir até a estação de Conceição do Rio Verde (então chamada de Contendas) e seguir com "uma das boas conduções"
por 5 horas até chegar a Lambari, estes não incluíam, claro, o trem (O Estado de S. Paulo, 10/3/1893).
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1922
AO LADO: Autorização para troca de nome da estação (O Estado de
S. Paulo, 13/6/1922). |
ACIMA: Mapa da ferrovia na região de
Conceição do Rio Verde, mostrando que a estação
fica afastada do centro da cidade. O mapa é de 1947
(Mapa publicado na Revista Brasileira de Geografia, outubro-dezembro
de 1947, p. 522).
ACIMA: Invasão no pátio de
Conceição do Rio Verde. A estação está
ao fundo; em primeiro plano, a base da caixa d'água (Google
Maps, 2018).
(Fontes: Vitor Carvalho; Cassio
Paulo Fernandes; Carlos Roberto de Almeida; Bruno Campos;
Douglas Razaboni; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1947;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação e o trem em 1983. Acervo Cassio Paulo
Fernandes |
A estação de Conceição do Rio Verde,
em 1993. Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação de Conceição do Rio Verde,
em 1993. Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação de Conceição do Rio Verde,
em 1993. Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação em 07/2004. Foto Douglas Razaboni |
Pátio da estação em 07/2004. Foto Douglas
Razaboni |
A estação em 07/2004. A plataforma já desapareceu
no meio do mato. Foto Douglas Razaboni |
A estação abandonada em 2010. Foto Bruno Campos |
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Atualização:
19.11.2022
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