A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV-Cruzeiro-Juréia
...
Três Corações
Flora
Juriti
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Muzambinho (1896 -1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FLORA
Município de Três Corações, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 184,935 (1960)   MG-2753
Altitude: 830 m   Inauguração: 14.07.1896
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Flora foi inaugurada em 1896 ainda pela E. F. Muzambinho.

Em 20 de março de 1978, o trem de passageiros entre Três
Corações
e Varginha foi desativado definitivamente.

A estação já foi demolida.

No distrito de Flora, no município de Três Corações, ainda residiam em 2013 muitos dos antigos funcionários hoje aposentados da RMV, REFESA e VFCO. Sobreviviam a caixa d'água que abastecia as locomotivas a vapor e a plataforma. Segundo informações, essa caixa é tombada pelo patrimônio histórico. A data era bem visível no corpo dela: "1891 - London". Era então um local muito simpático, existiam muitos barzinhos nas imediações e as pessoas de Varginha e Três Corações apareciam por lá nos finais de tarde.

Os trilhos estavam ainda bem conservados em 2013, quando ali estive.


ACIMA: Mapa dos anos 1940 mostrando as estações da linha Cruzeiro-Jureia de TrÊs Corações (canto direito inferior) até Jureia (canto esquerdo superior). A estação de Flora está próxima a Três Corações às margens do rio Verde (Fonte desconhecida). ABAIXO: Localização aproximada da estação de Flora, entre o rio Verde e a linha (Google Maps, 8/7/2012).

(Fontes: Cassio Paulo Fernandes; Afonso Henrique Paione de Carvalho; Maria Silvia Leite Pereira de Oliveira; Correio do Sul, 28/3/1978; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Flora, em junho de 1979. Foto Maria Silvia Leite Pereira de Oliveira

A estação já abandonada. Foto sem data, por Cassio Paulo Fernandes

A linha, junto a onde ficava a estação de Flora...

...onde somente a caixa d'água ainda resiste...

... e a estação foi demolida...

...deixando em 11/2002 apenas como lembrança a plataforma de embarque. Fotos Rodrigo Pereira, cedidas por Afonso Henrique Paione de Carvalho
     
Atualização: 22.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.