|
|
E. F. Muzambinho
(1896 -1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FLORA
Município de Três Corações,
MG |
Linha Cruzeiro-Juréia -
km 184,935 (1960) |
|
MG-2753 |
Altitude: 830 m |
|
Inauguração: 14.07.1896 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de
passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia
e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997
ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre
Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel
(Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros
da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha
até cerca de 2010. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Flora foi inaugurada em 1896 ainda pela E. F. Muzambinho.
Em 20 de março de 1978, o trem de passageiros entre Três
Corações e Varginha foi desativado definitivamente.
A estação já foi demolida.
No distrito de Flora, no município de Três Corações,
ainda residiam em 2013 muitos dos antigos funcionários hoje aposentados
da RMV, REFESA e VFCO. Sobreviviam a caixa d'água que abastecia as
locomotivas a vapor e a plataforma. Segundo informações, essa caixa
é tombada pelo patrimônio histórico. A data era bem visível
no corpo dela: "1891 - London". Era então um local muito
simpático, existiam muitos barzinhos nas imediações e as pessoas de
Varginha e Três Corações apareciam por lá nos
finais de tarde.
Os trilhos estavam ainda bem conservados em 2013, quando ali estive.
ACIMA: Mapa dos anos 1940 mostrando as estações
da linha Cruzeiro-Jureia de TrÊs Corações (canto
direito inferior) até Jureia (canto esquerdo superior). A estação
de Flora está próxima a Três Corações
às margens do rio Verde (Fonte desconhecida). ABAIXO: Localização
aproximada da estação de Flora, entre o rio Verde e
a linha (Google Maps, 8/7/2012).
(Fontes: Cassio Paulo Fernandes; Afonso Henrique
Paione de Carvalho; Maria Silvia Leite Pereira de Oliveira; Correio
do Sul, 28/3/1978; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Flora, em junho de 1979. Foto Maria
Silvia Leite Pereira de Oliveira |
A estação já abandonada. Foto sem data,
por Cassio Paulo Fernandes |
A linha, junto a onde ficava a estação de Flora... |
...onde somente a caixa d'água ainda resiste... |
... e a estação foi demolida... |
...deixando em 11/2002 apenas como lembrança a plataforma
de embarque. Fotos Rodrigo Pereira, cedidas por Afonso Henrique
Paione de Carvalho |
|
|
|
|
Atualização:
22.06.2017
|
|