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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV-Cruzeiro-Juréia
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Flora
Juriti
Varginha
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
JURITI
Município de Varginha, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 198,420 (1960)   MG-2758
Altitude: 821 m   Inauguração: 05.01.1931
Uso atual: demolida (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da RFFSA em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Juriti foi aberta em 1931.

Em 20 de março de 1978, o trem de passageiros entre Três Corações e Varginha foi desativado definitivamente.

Em 2009, apenas a caixa d'água continuava intacta; também estavam preservadas a represa que a abastecia, situada a algumas dezenas de metros atrás da caixa, num morro, e a canalização que levava a água até ela. A canalização foi interrompida num ponto e a caixa estava aparentemente vazia. Quanto à estação, os únicos sinais visíveis eram a plataforma de embarque e os trilhos que sustentavam a cobertura. Até o início da década de 1970, quando se circulava de bicicleta por lá, o prédio ainda existia.

No local que fica às margens do rio Verde, existiam inúmeras casas e pequenas chácaras, que não podiam ser vistas nas fotos abaixo, encobertas pelas árvores. Registros antigos informam como sendo Porto das Farinhas o primeiro nome da localidade. O mecanismo que aciona a saída da água, semelhante a uma imensa torneira, era impressionante. Os trilhos estavam bem conservados. O trem de carga ainda chegava até Varginha raramente em julho de 2012, trazendo insumos importados por uma fábrica de fertilizantes. Em 2014 ainda se mantinha ao lado dos restos da antiga estação uma caixa dágua, que pode ser vista abaixo em foto de 2002.




ACIMA: Linha passando por Juriti. ABAIXO: Torneira de escoamento da caixa d'água ainda existente no antigo pátio ferroviário em Juriti (Fotos Afonso Henrique Paione de Carvalho, 10/2009).



ACIMA: Fábrica da FERTIPAR, onde em 2012 estava o fim do percurso ferroviário em Varginha. O cargueiro vindo de Três Corações carrega e descarrega na fábrica (é possível ver-se vagões estacionados) e volta, no sentido para a direita da fotografia. A partir dali, a linha não tem uso. Entre a planta e o final da fotografia, uma ponte ferroviária metálica, retratada na foto abaixo (Google Maps, 8/7/2012). ABAIXO: Ponte ferroviária metálica citada acima (Foto Ralph M. Giesbrecht, 5/7/2012).



ACIMA: A "estrada para Juriti" mostra o caminho para a antiga estação hoje desaparecida de Juriti. A distância desta para a fábrica da FERTIPAR é de cerca de 1,5 km, sentido para a esquerda (Google Maps, 8/7/2012).

(Fontes: Carlos Cornwall; Afonso Henrique Paione de Carvalho; Marco Giffoni; Correio do Sul, 28/3/1978; www.blogdomadeira.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Juriti em 1906. www. blogdomadeira.com.br

A estação, à direita, e a caixa d'água em primeiro plano, em 1935. Foto cedida por Marco Giffoni

A caixa d'água ainda resiste, mas, no meio da vegetação que cresceu ao longo dos trilhos...

... a estação de Juriti foi demolida, deixando em 11/2002 apenas como lembrança a plataforma e as travas da sua velha cobertura. Fotos Rodrigo Pereira, cedidas por Afonso Henrique Paione de Carvalho
   
     
Atualização: 22.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.