|
|
E. F. Muzambinho
(1901-1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1966) |
NOVA
BADEN
Município de Lambari, MG |
Ramal de Campanha - km 154,837 (1960) |
|
MG-1333 |
Altitude: 880 m |
|
Inauguração: 15.03.1901 |
Uso atual: fechada (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1905? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Campanha foi construído pela E. F. Muzambinho em 1894, saindo
de Freitas, na então Minas e Rio, e atingindo Campanha. Na
mesma época, foi construído outro curto ramal, o de
São Gonçalo, ligando Campanha a esta cidade. Mais tarde
ambos foram unificados. Os dois foram extintos em 17/12/1966. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Nova Baden foi aberta em 1901, de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil.
De uma propaganda sobre Nova Baden em 1949 (que não
cita que, de Lambari, o local pode ser alcançado por
trem): "Nova Baden: este passeio é um dos mais procurados.
Fica a 6 quilometros da cidade, ao lado do Aeroporto, servido por
ótima estrada de rodagem; tem a sede do posto de seleção de sementes
mantido pelo governo, vasta area coberta de pinheiros
e eucaliptos, densa mata virgem, veios d'água tributários do Ribeirão
Mombuca, formam cerca de 7 quedas, cada qual mais bonita;
a mais visitada por ficar em caminho acessível à charretes é também
chamada Paulo e Virgínia. Aeroporto: à frente do Horto Florestal
fica o campo de pouso, extenso, com cerca de 1.600 metros de comprimento
por 150 metros de largura, bem tratado hangar, campo oficializado,
sede, de arquitetura caprichosa, enfeitada de cactus. Dá aterrisagem
a grandes aviões de carreira. Noturnas : Não fossem as distrações,
abundantes em Lambari, a permanência dos veranistas se tornaria fastidiosa.
Diariamente temos sessões de cinema, que começam as 20 horas sempre
com bons filmes, reprojetados em ótima tela por aparelhagem moderna
e em ambiente de conforto. Os hoteis frequentemente organizam horas
de arte, contratando artistas, conferencistas e músicos que deliciam
os hóspedes e ouvintes em diversas horas do dia e da noite. O salão
do Bar Pinguim dança-se quase sempre a noite, ambiente recatado, seleto
e com boa música; por motivos de festejos populares como o da entrada
da Primavera, semana junina, Carnaval, formatura das normalistas e
ginasianos, Natal e a passagem do ano, se efetuam bailes, ora nos
hoteis, no Cassino das Fontes, ora no Salão do velho Cassino"
(transcrito do blog http://lambari-mg.blogspot.com).
O tráfego de trens permaneceu até 17/12/1966.
"Voltando de Lambari, uma placa indicando 'Reserva Ecológica
Nova Baden' me chamou a atenção. Provavelmente deveria ter algo a
ver com a estação de Nova Baden, o que se confirmou. Bem conservada
por seu atual morador, se bem que bastante descaracterizada pela ampliação
que o mesmo fez, a estação está junto a uma grande reserva florestal.
A vilazinha em si é de uma pobreza abjeta, mas a estação ainda resiste"
(Douglas Razaboni, 07/2004).
Em 2016, a antiga estação está bem conservada,
mas fechada, sem uso. "O prédio fica dentro dos limites do
Parque Estadual de Nova Baden, mantido pelo IEF (Instituto Estadual
de Florestas do Estado de MG). Está situada ao lado da portaria do
parque. Atualmente o prédio estação está fechada e sem uso. Questionei
ao funcionário da portaria sobre isso e ele disse que há muito tempo
ela não é mais usada como moradia. Uma coisa interessante para averiguar
é a data de inauguração da estação, visto que nos registros do pessoal
do parque ela data de 1905, inclusive colocaram uma placa de madeira
na fachada referenciando esta data (Antonio Leal, 28/11/2016).
Esta data de 1905 pode ser a data de conclusão do prédio
da estação.
ACIMA: A estação
em 1913 (Fon-fon, 3/5/1913).
ACIMA: Inaugurada em 1901, a estação
de Nova Baden, a 6 quilômetros de Lambari, destinava-se a fomentar
o desenvolvimento da Colônia Agrícola, criada em 1900
pelo Presidente (de Minas Gerais) F. Silviano de Almeida Brandão.
Em vez de colônia que não medrou, A. Werneck aí
iniciou o Horto Florestal, cuja plantação viçou,
como prova a fotografia, em que figura a entrada, onde se depara a
charrete, prestes a cruzá-la. Além da via-férrea
(vista em primeiro plano), liga Nova Baden a Lambari freqüentada
estrada de rodagem (Fotografia e texto da Revista Brasileira de Geografia, outubro-dezembro de 1947, p. 539).
|
1956
AO LADO: Mapa do ramal de Campanha - 1956 |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Douglas Razaboni; Pimenta, Eleutério e Caramuru: As
ferrovias em Minas Gerais, SESC, 2003; Fon-fon, 1913; IBGE: Revista
Brasileira de Geografia, 1947; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação em 1901, em sua inauguração.
Autor desconhecido |
A estação em 07/2004. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 07/2004. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 07/2004. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 27/11/2016. Foto Antonio Leal |
|
|
|
|
|
Atualização:
09.12.2020
|
|