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E. F. Trespontana
(1895 -1908)
E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1964) |
TRÊS
PONTAS
Município de Três Pontas, MG |
Ramal de Três Pontas - km
241,568 (1960) |
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MG-2766 |
Altitude: 758 m |
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Inauguração: 10.1924 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Três Pontas, com apenas uma estação,
a terminal, foi aberto em 1895 pela E. F. Trespontana. Esta foi incorporada
pela Rede Mineira de Viação em 1938. Foi fechado em
27/11/1964. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Três Pontas teria sido inaugurada em 19.08.1895 (de
acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960),
na ponta de um curto ramal que saía da estação
de Espera, na linha da E. F. Muzambinho que mais tarde se tornou
a linha Cruzeiro-Juréia da RMV.
Outras fontes citam 1924 como o da abertura do ramal - veja caixa
abaixo.
A estação foi fechada com o ramal, em 1964.
A estação foi depois demolida e em seu lugar construiu-se
o prédio da Prefeitura Municipal.
Diferente fonte,da própria cidade, cita a inauguração
do ramal e da ferrovia em 12/10/1924: "(...) Em 1920, por iniciativa
dos Srs. Manuel da Piedade Rabelo e Francisco Garcia de Miranda, foi
construída a primeira estrada de automóvel, que ligava a cidade à
estação da Espera, estrada esta que desapareceu após a inauguração
da ferrovia. (...) No primeiro quartel deste século XX, desenvolveu-se
aqui a cultura do café e a estrada de ferro seria, então, o meio mais
adequado para o seu transporte. Criou-se, pois, uma empresa particular,
que se encarregou da construção do ramal Três Pontas - Espera, cuja
inauguração se deu no dia 12 de outubro de 1924. (...) Infelizmente,
a Central Elétrica de Furnas, com a construção de sua barragem, nos
tirou aquilo que nos custou um enorme sacrifício, pois foi construído
exclusivamente com recursos do município, sem nenhuma ajuda do Estado
ou da República" (Miranda, Amélio G.: A História de Três Pontas,
Ed. JC, Belo Horizonte, 1980 - pág. 66.).
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1922
AO LADO: Aprovado o traçado do ramal (O Estado de S.
Paulo, 8/4/1922). |
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1924
AO LADO: Anúncio das
obras de construção do ramal (O Estado de S.
Paulo, 25/5/1924).
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1924
AO LADO: Inauguração
da ponte do ramal (O Estado de S. Paulo, 6/10/1924).
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(Fontes: Afonso Henrique Paione de Carvalho;
O Estado de S. Paulo, 1924; Miranda, Amélio G.: A História de Três
Pontas, Ed. JC, Belo Horizonte, 1980; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, de 1960) |
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A estação de Três Pontas, nos anos 1930.
Foto extraída do livro "As ferrovias em Minas
Gerais", de Pimenta, Eleutério e Caramuru, SESC,
2003 |
A estação, ao fundo, em 1930. Foto do livro "A
História de Três Pontas", de Amélio Garcia de Miranda,
ed. julho 1980, pág.175, cedida por Afonso Henrique Paione de
Carvalho, de Varginha, MG |
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Atualização:
21.09.2018
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