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          | E. F. Oeste de Minas 
            (1923-1931) Rede Mineira de Viação (1931-1965)
 V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
 RFFSA (1975-1984)
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          |  CAMPOLIDE Município de Antonio Carlos, MG
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          | Linha do Paraopeba - km 12,185 (1960) |  | MG-1185 |   
          | Altitude: 1.004 m |  | Inauguração: 31.05.1923 |   
          | Uso atual: abandonada (2015) |  | sem trilhos |   
          | Data de construção do 
            prédio atual: 1923 |   
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          | HISTORICO DA LINHA: A Estrada 
            de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola 
            de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde 
            foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão 
            em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras 
            em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra 
            do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha 
            foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) 
            e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho 
            S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também 
            se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica 
            em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |   
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          | A ESTAÇÃO: A estação 
            de Campolide foi aberta em 1923, quando da inauguração 
            do ramal que ligava a linha com a estação de Barbacena, 
            da E. F. Central do Brasil. O local se chamava 
 
               
                | Em 8 de maio de 
                  1909, o jornal O Estado de S. Paulo noticiava que "estão 
                  bem adeantadas as obras do grande edifício em que vae 
                  funccionar a fabrica 'Fiação e Tecelagem Barbacenense', 
                  no suburbio Villa Campolide, cidade de Barbacena". 
                  Isso, quinze anos antes da chegada do ramal direto da cidade 
                  de Barbacena. É possível que, com esta fábrica, 
                  tenha sido aberta alguma parada no local, prévia à 
                  instalação da estação em 1923. | originalmente Ponte Nova, 
                    mas a estação já foi aberta com o nome 
                    atual. Era em Campolide que se juntavam as duas linhas 
                    da EFOM, a que vinha de Barbacena e a que vinha de 
                    Sítio, depois Antonio Carlos. O tráfego 
                    de trens cessou em junho |       ACIMA: (esquerda) Uma das bocas do túnel 
            entre Campolide e Barbacena. Construído em 1921, conforme dístico 
            sobre ele, foi desativado em 1966. (direita) Ponte sob rua em Campolide, 
            datada de 1924 (Fotos Giovanni Carvalho, em 4/2010). ABAIXO: Carros 
            da bitolinha na estação de Campolide, em 1979 (Foto 
            Herbert Graf).
 
  de 
            1983, e a linha foi erradicada dezoito meses depois. A estação 
            está abandonada, mas ainda não tão mal. Desde 
            1991 a estação pertence ao distrito de Campolide, 
            município de Antonio Carlos. Em 2015, foi anunciado 
            que a Prefeitura de Antonio Carlos e o Laticinios Cinco Estrelas 
            devem iniciar um restauro da estação. 
  ACIMA: 
            Campolide, provavelmente anos 1970 (Autor desconhecido). (Fontes: Cristiana Santos; Bruno N. Campos; 
            Jorge A. Vicente; Giovanni Carvalho; Hugo Caramuru; Alberto del Bianco; 
            Jonas Augusto; Virna Buzelin; J. H. Buzelin; A.S.P.E.F.- Associação 
            Sanjoanense de Preservação e Estudos Ferroviários; Guia Geral das 
            Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Ferroviária, agosto 
            de 2000, p. 32; O Estado de São Paulo: Há Um Século, 
            2009)
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                |  A estação, c. 1980. Foto acervo Hugo Caramuru, 
                  cedida por Bruno Campos
 |  A estação com o trem em 1981. Foto do acervo da 
                  A.S.P.E.F. - cedida por Jonas Augusto
 |  A estação de Campolide em 1981. Foto Alberto del 
                  Bianco
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                |   A estação em 2000. Foto Virna Buzelin
 |  A estação em 09/2003. Foto Bruno Nascimento Campos
 |  A estação em 4/2010. Foto Giovanni Carvalho
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          | Atualização: 
            24.09.2015 |  |