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VXY Mogiana em MG
Estações da linha
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Moinhos
Campolide
Padre Brito
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Ramal de Barbacena (1923-1984): Barbacena-EFOM
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas (1923-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1984)
CAMPOLIDE
Município de Antonio Carlos, MG
Linha do Paraopeba - km 12,185 (1960)   MG-1185
Altitude: 1.004 m   Inauguração: 31.05.1923
Uso atual: abandonada (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1923
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Campolide foi aberta em 1923, quando da inauguração do ramal que ligava a linha com a estação de Barbacena, da E. F. Central do Brasil. O local se chamava
Em 8 de maio de 1909, o jornal O Estado de S. Paulo noticiava que "estão bem adeantadas as obras do grande edifício em que vae funccionar a fabrica 'Fiação e Tecelagem Barbacenense', no suburbio Villa Campolide, cidade de Barbacena". Isso, quinze anos antes da chegada do ramal direto da cidade de Barbacena. É possível que, com esta fábrica, tenha sido aberta alguma parada no local, prévia à instalação da estação em 1923.
originalmente Ponte Nova, mas a estação já foi aberta com o nome atual. Era em Campolide que se juntavam as duas linhas da EFOM, a que vinha de Barbacena e a que vinha de Sítio, depois Antonio Carlos. O tráfego de trens cessou em junho

ACIMA: (esquerda) Uma das bocas do túnel entre Campolide e Barbacena. Construído em 1921, conforme dístico sobre ele, foi desativado em 1966. (direita) Ponte sob rua em Campolide, datada de 1924 (Fotos Giovanni Carvalho, em 4/2010). ABAIXO: Carros da bitolinha na estação de Campolide, em 1979 (Foto Herbert Graf).
de 1983, e a linha foi erradicada dezoito meses depois. A estação está abandonada, mas ainda não tão mal. Desde 1991 a estação pertence ao distrito de Campolide, município de Antonio Carlos. Em 2015, foi anunciado que a Prefeitura de Antonio Carlos e o Laticinios Cinco Estrelas devem iniciar um restauro da estação.
ACIMA: Campolide, provavelmente anos 1970 (Autor desconhecido).
(Fontes: Cristiana Santos; Bruno N. Campos; Jorge A. Vicente; Giovanni Carvalho; Hugo Caramuru; Alberto del Bianco; Jonas Augusto; Virna Buzelin; J. H. Buzelin; A.S.P.E.F.- Associação Sanjoanense de Preservação e Estudos Ferroviários; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Ferroviária, agosto de 2000, p. 32; O Estado de São Paulo: Há Um Século, 2009)
     

A estação, c. 1980. Foto acervo Hugo Caramuru, cedida por Bruno Campos

A estação com o trem em 1981. Foto do acervo da A.S.P.E.F. - cedida por Jonas Augusto

A estação de Campolide em 1981. Foto Alberto del Bianco

A estação em 2000. Foto Virna Buzelin

A estação em 09/2003. Foto Bruno Nascimento Campos

A estação em 4/2010. Foto Giovanni Carvalho
     
Atualização: 24.09.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.