A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
...
RMV - Linha da Barra
...
Prosperidade
Oficina Velha
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
 
Rede Mineira de Viação (1952-1961)
OFICINA VELHA
Município de Barra do Piraí, RJ
Linha da Barra - km 373,425 (1960)   RJ-4289
Altitude: -   Inauguração: 1952
Uso atual: Colégio Estadual   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: De 1952 até a extinção da Linha da Barra em 1961 houve uma nova estação em Barra do Piraí. Era a estação Oficina Velha. Antes, porém, um histórico: a estação original da linha da E. F. Santa Isabel (anteriormente à aquisição pela E. F. Sapucaí) ficava no km 1 da linha, em Barra do Piraí.

Com a compra da ferrovia pela Sapucaí, pensou-se em construir uma nova oficina, mais distante da cidade, pois Barra sempre inundava e era foco de epidemias. A mudança, no entanto, somente ocorreu em 1906 e a nova estação foi construída no edifício do antigo Engenho Central do Rio Bonito, este a 2 km da estação da Sapucaí em Barra. Pois é, mais longe, mas nem tanto. De qualquer forma, a "oficina velha" não era a do Engenho, que aliás já foi demolida em 1956 - sobrou apenas a chaminé - depois de a RMV mudar o depósito para Bom Jardim de Minas. Era outra. Teria sido ela a que já existia em 1895?

Ainda não tive uma resposta satisfatória. Mas foi essa que serviu de estação de 1952 a 1961.

O último trem da RMV chegou à praça Nilo Peçanha, onde ficava a estação antiga da Rede Mineira, em 30 de
setembro de 1952, em razão do termo de acordo assinado entre a prefeitura e o departamento nacional de estradas de ferro, visando a suspensão do tráfego daquela ferrovia no centro urbano da cidade.

Daí, o trem de passageiros passou a ter seu ponto final vindo de Minas - já não existia desde 1942 o prolongamento para Passa-Três - na estação Oficina Velha que era, na verdade, como o nome dizia, a oficina da Rede Mineira e que foi adaptado para ser a estação.

Hoje funciona no local um colégio estadual e o prédio é bem preservado mantendo boa parte das características originais.

Existe uma história contando que a última viagem do trem de passageiros foi em 17/08/1961. A locomotiva nº 414 veio de Soledade de Minas para levar o que seria de utilidade da ferrovia, como material de escritório e de almoxarifado. Com seu retorno previsto para o dia 24 de setembro, a população se manifestou para que o trem não retornasse. Foi colocada sobre os trilhos uma bandeira do Brasil e várias pessoas deitaram-se sobre o leito da linha, impedindo que a composição seguisse viagem. O objetivo era aguardar uma contra ordem do ministro da viação Virgilio Távora para que o trem voltasse a funcionar. Este protesto chegou às primeiras páginas dos principais jornais do Rio de Janeiro e até a policia foi chamada para desobstruir a linha. Foram cartas e mais cartas endereçadas ao presidente da república e ao conselho de ministros nessa época. O trem acabou não partindo e durante 1 ano e 8 meses a composição ficou parada na então estação Oficina Velha, enquanto aguardava decisões de Brasília.

Daí para a frente sabemos o que aconteceu e devido ao descaso das autoridades a locomotiva 414 partiu em meados de 1963 para Soledade de Minas e nunca mais voltou - embora haja quem diga que a locomotiva não partiu, mas sim teria sido desmanchada no local e vendida como sucata para uma fundição da cidade.

(Veja também a estação de Barra do Piraí-RMV)

Existe um artigo publicado pela Revista Brasileira de Geografia que afirma que a mudança da oficina "velha", originalmente da Santa Isabel, para a "nova", no Engenho, ocorreu em 1921 (e não em 1906) e que o Engenho havia cessado de atuar como tal em 1918, com seu maquinário sido transferido para o Rio de Janeiro. Quem estará com a razão? (o autor)
ACIMA: A oficina do Engenho, com a ferrovia já a usando como oficina (Data e autor desconhecido). Dela somente restou a chaminé, que pode ser (mal) vista à direita do prédio. Hoje no lugar do Engenho existe o prédio do fórum de Barra do Piraí (Acervo Jorge A. Ferreira). ABAIXO: No mapa extraído do Google Maps e modificdo por Jorge A. Ferreira em dezembro de 2008, a linha amarela é o antigo traçado da linha da RMV, terminando na Oficina Velha. Ali perto, cerca de 1,5 a 2 km, a praça Nilo Peçanha, onde ficava a estação da RMV e hoje é a rodoviária (Google Maps).
(Fontes: Ricardo Marchi; Jorge A. Ferreira; Google Maps; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A Estação de Oficina Velha em 1962, ano de sua desativação. Acervo Jorge A. Ferreira

Antiga estação, hoje colégio. Foto Jorge A. Ferreira em 12/2008
 
     
     
Atualização: 26.04.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.