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Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro
RMV - Ramal do Sapucahy
RMV - Linha da Barra
RMV - Ramal de Delfim Moreira
RMV - Ramal de Paraisópolis |
HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA DO SAPUCAÍ OU RAMAL DE SAPUCAÍ: A Viação
Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí
em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá
em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou
a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada
pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931 e finalmente
à RFFSA em 1971, os trens de passageiros deixaram de circular
no final dos anos 70 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
Mapa da
linha de Sapucaí em 1947. Notar que a estação
de Sapucaí aparece em território paulista, o que não
está correto.
LINHA DA BARRA: A linha da Barra foi construída pela V. F.
Sapucaí entre 1892 e 1893. O trecho entre Santa Rita do Jacutinga
e Passa-Três, no Estado do Rio, foi construído entre
1879 e 1883 pela E. F. Pirahyense, depois absorvida pela ferrovia
mineira. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
o início dos anos 70 entre Soledade e Aiuruoca; e até
10/04/1979 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha
já foram retirados.
Os horários do trem de passageiros no Guia Levi de 1941 no
trecho inteiro, de Soledade de Minas a Passa-Três.
RAMAL DE DELFIM MOREIRA: O ramal de Delfim Moreira saía de
Itajubá e foi aberto em 1928. Nos anos 30 havia planos de se
prolongar a linha até o ramal de Piquete, que ficava próximo,
mas no Estado de São Paulo e do outro lado da Serra da Mantiqueira.
A ligação nunca saiu. O ramal foi extinto em 30/06/1961.
Ramal
de Delfim Moreira em 1947 (Guia Levi). Note-se neste último,
após Delfim Moreira, a continuação prevista para
Piquete, em pontilhado.
RAMAL DE PARAISÓPOLIS: As informações dão
conta da sua construção por volta de 1912. A linha saía
da estação de Piranguinho. O ramal foi desativado em
22/05/1964.
Ramal de Paraisópolis em 1947 (Guia Levi)
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