Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro
RMV - Ramal do Sapucahy
RMV - Linha da Barra
RMV - Ramal de Delfim Moreira
RMV - Ramal de Paraisópolis

HISTÓRICO DAS LINHAS:

LINHA DO SAPUCAÍ OU RAMAL DE SAPUCAÍ: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931 e finalmente à RFFSA em 1971, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 70 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.

Mapa da linha de Sapucaí em 1947. Notar que a estação de Sapucaí aparece em território paulista, o que não está correto.

LINHA DA BARRA: A linha da Barra foi construída pela V. F. Sapucaí entre 1892 e 1893. O trecho entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foi construído entre 1879 e 1883 pela E. F. Pirahyense, depois absorvida pela ferrovia mineira. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até o início dos anos 70 entre Soledade e Aiuruoca; e até 10/04/1979 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.

Os horários do trem de passageiros no Guia Levi de 1941 no trecho inteiro, de Soledade de Minas a Passa-Três.

RAMAL DE DELFIM MOREIRA: O ramal de Delfim Moreira saía de Itajubá e foi aberto em 1928. Nos anos 30 havia planos de se prolongar a linha até o ramal de Piquete, que ficava próximo, mas no Estado de São Paulo e do outro lado da Serra da Mantiqueira. A ligação nunca saiu. O ramal foi extinto em 30/06/1961.

Ramal de Delfim Moreira em 1947 (Guia Levi). Note-se neste último, após Delfim Moreira, a continuação prevista para Piquete, em pontilhado.

RAMAL DE PARAISÓPOLIS: As informações dão conta da sua construção por volta de 1912. A linha saía da estação de Piranguinho. O ramal foi desativado em 22/05/1964.


Ramal de Paraisópolis em 1947 (Guia Levi)
LINHA DO SAPUCAÍ
LINHA DA BARRA
Soledade de Minas Em Soledade de Minas era o entroncamento das duas linhas com a linha Cruzeiro-Juréia da RMV

Pedreira no km 1, logo apos
Soledade (1935). Foto
cedida por Marco Giffoni

Ponte na saída do ramal,
em Soledade. Foto Carlos
R. Almeida (1992)

Os trilhos passavam por
aqui, no sentido de Carmo
de Minas.
Foto Carlos R.
Almeida (1992)
Soledade de Minas

Carmo de Minas

Caxambu
Ribeiro Baependi
Cristina Cruzília
Anil Furnas
Maria da Fé Acácia

Trecho da linha próximo a
Pedrão (1935). Foto cedida
por Marco Giffoni

Aiuruoca
Pedrão Seritinga
Pedreira Carvalhos
Itajubá >>

Ponte da linha, próxima a Piranguinho (1935). Foto
cedida por Marco Giffoni
>> RAMAL DE DELFIM MOREIRA Silviano Brandão
Quilõmetro 4
Trotil
Biguá

Depois de Biguá, a linha passava por esta ponte de pedra sobre o córrego, dando uma volta enorme para costear o morro. Foto Ralph M. Giesbrecht em 24/10/2004
Delfim Moreira
Piranguinho >> >> RAMAL DE PARAISÓPOLIS Liberdade
Dias
Brasópolis
Cruzvera
Paraisópolis
Olegário Maciel Meio do Mundo
Rutilo
Renó Bom Jardim de Minas
Santa Rita do Sapucaí Pacau
Porto Sapucaí Joaquim Matoso
Pouso Alegre-turística   Imbuzeiro
Pouso Alegre Santa Rita do Jacutinga
Imbuia ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Trecho construído entre 1879 e 1883
Desativado em 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, RJ
Desativado em 1961 entre Santa Rita e Barra do Piraí, no RJ
Toda a linha já teve seus trilhos retirados

A ponte por onde passavam os trilhos da RMV. Foto Ronan P. Amaral, 2002
Borda da Mata Santa Isabel do Rio Preto
Bogari Leite de Souza
Francisco Sá Pedro Carlos
Ouro Fino
Ponte dos Arcos próxima a Conservatoria. Por aqui passava a ferrovia. Foto Eliezer Magliano (30/07/2004)
Conservatória

Tunel da ferrovia. Foto Eliezer Magliano (30/07/2004)
Caneleiras Paulo de Almeida
Jacutinga Desvio Gomes
Ipiabas
Sapucaí >> >> entroncamento com o Ramal de Itapira da Mogiana) Prosperidade
    Oficina Velha
(1952-1961)
  (entroncamento com a Linha do Centro da EFCB) << << Barra do Piraí
(até 1952)
  Santana
  Piraí
    Bela Vista
  Passa-Três
  São Sebastião
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.