A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha do Sapucaí
...
Caneleiras
Jacutinga
Sapucaí
...

Ramal de Sapucaí - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
V. F. Sapucaí (1897-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986)
JACUTINGA
(antiga SILVIANO BRANDÃO)
Município de Jacutinga, MG
Ramal de Sapucaí - km 344,966 (1960)   MG-0384
Altitude: 830 m   Inauguração: 15.03.1897
Uso atual: Escola (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jacutinga foi aberta em 1897.

Em 1918 e em 1928 ela tinha o nome de Silviano Brandão (*), mas o nome voltou a Jacutinga não muito tempo depois.

Antes de a estação ser ligada à Mogiana, o que somente ocorreu em agosto de 1898 com a entrega da estação de Sapucaí, as cargas eram transportadas dali à estação de Eleutério, da Mogiana, já 3 km dentro de território paulista, em "carros e tropas".

Na verdade, toda a produção das cidades da linha da Sapucaí seguia para exportação via porto de Santos, via Mogiana, devido às melhores relações comerciais dos exportadores com aquele porto.

Em 2005, o prédio era uma lanchonete e também parte dele abrigava uma loja de malhas, mas, pelo símbolo em uma de suas paredes, parecia ainda pertencer ao patrimônio da RFFSA.

Em 2010 estava restaurado, com uso desconhecido. O depósito na estação data de 1914 e na inscrição "Jacutinga" da estação aparecem as datas 1886 (?) e 1983. Se a estação foi inaugurada em 1897, o que seria a data 1886? Já 1983 é a provável data do fechamento da estação.

Em 2015, depois de inúmeros usos, era uma escola profissionalizante do município. Estava então bem cuidada.

1917
AO LADO:
Atraso no trem que partiu de Afonso Pena (hoje, Santa Rita do Sapucaí) às 9 da manhã (O Estado de S. Paulo, 4/1/1924).

ACIMA: Ampliação da estação de Silviano Brandão em 1928 (OESP, 27/9/1928).
ACIMA: Locomotiva 2820 da RFFSA no pátio de Jacutinga em 1978 (Foto Alberto del Bianco).

ACIMA: Imagem da estação de Jacutinga. Anos 1980? A estação já parece abandonada e aguardando a retirada dos trilhos, mas nenhuma informação realmente se pode tirar que seja conclusiva. Parece fotografia de jornal da época (Acervo Carlos R. Almeida).

ACIMA: Estação de Jacutinga em 24/5/2019 (Foto Pedro Rezende).
ACIMA: Estação de Jacutinga em 24/5/2019 (Foto Pedro Rezende).

(Fontes: Alberto del Bianco; Lauro de Camargo Junior; Enio Prado; Carlos Roberto de Almeida; Roberto Capri: Minas Gerais, 1918; www.jacutinga.mg.gov.br; O Estado de S. Paulo, 1928 e anos 1980)
     

A estação de Silviano Brandão, provavelmente anos 1910. www.jacutinga.mg.gov.br

Estação de Jacutinga, abandonada e ainda com trilhos, provavelmente anos 1980. Foto de O Estado de S. Paulo

A estação em 1992. Foto Carlos Roberto de Almeida

Estação de Jacutinga. 2002. Autor desconhecido

A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação em 17/03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação em 1/2010. Foto Lauro de Camargo Júnior

A estação em 1/2010. Foto Lauro de Camargo Júnior

A estação restaurada em 2015. Foto Enio Prado

A estação em 24/5/2019. Foto Pedro Rezende
     
Atualização: 29.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.