A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha do Sapucaí
...
Porto Sapucaí
Pouso Alegre-turística
Pouso Alegre
...

Ramal de Sapucaí - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
...
 
Associação Sul Mineira de Preservação Ferroviária
(1999-2002)
POUSO ALEGRE (TURÍSTICA)
Município de Pouso Alegre, MG
Ramal de Sapucaí - km   MG-0615
Altitude: -   Inauguração: 1999
Uso atual: abandonada (2003)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pouso Alegre (turística) foi construída em 1999 para ser a estação para trens turísticos, ficando fora da área urbana da cidade de Pouso Alegre. Os trilhos ali pertenceram ao ramal de Sapucaí e foram mantidos para fins turísticos. O percurso percorrido é bastante curto.

A situação em 2003: "Pena que, após tantos esforços para restauração do trecho, tudo tenha sido paralisado novamente. O estado da via permanente é tão ruim que cheguei a ficar em dúvida se estava diante do trecho original, mais que centenário, ou de um trecho já restaurado. Os dormentes cilíndricos de eucalipto estão enegrecidos pela ação do tempo, apesar do período relativamente curto desde sua instalação, em 1999. No fim do trecho, uma velha prancha, da qual pouco sobrou. Em um ponto mais adiante estão desviados alguns vagões, em estado deplorável. Por fim, a estação ferroviária de Pouso Alegre, construída para fins turísticos junto à entrada da cidade. Segundo o vigia que lá estava, escolhendo feijão para a janta, a Prefeitura passou a administração do trecho para a Associação Sul Mineira de Preservação Ferroviária, no início do projeto. O tempo passou só um pouquinho, vieram as eleições, e o novo prefeito não comungava as mesmas idéias férreo-preservacionistas. Resultado: tudo paralisado novamente. Estão ainda no local duas locomotivas, uma 2-6-0 bem ruinzinha, sem nenhuma placa ou numeração aparente e a 4-6-0 no. 205 em estado razoável de conservação. Há vários carros de passaageiros azuis da RFFSA, da oficina de Lavras, e um auto de linha que é uma gracinha." (Douglas Razaboni, 07/2003).

Em 2022, não tenho notícisa sobre o que teria ocorrido com o pequeno pátio ferroviário e até uma réplica de estação ferroviária foi construída.
     

Estação de Pouso Alegre-turística, em 03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida

Estação de Pouso Alegre-turística, em 03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida

Depósito de locomotivas em Pouso Alegre-turística, em 03/2002. Foto Carlos Roberto de Almeida
     
     
Atualização: 19.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.