A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha do Sapucaí
...
Santa Rita do Sapucaí
Porto Sapucaí
Pouso Alegre-turística
...

Ramal de Sapucaí - 1931
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
V. F. Sapucaí (1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986)
PORTO SAPUCAÍ
Município de Santa Rita do Sapucaí, MG
Ramal de Sapucaí - km 236,191 (1960)   MG-2784
Altitude: 817 m   Inauguração: 09.11.1910
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
 
A ESTAÇÃO: Junto à estação de Porto Sapucaí, partia o barco que fazia o transporte de cargas e de passageiros pelo rio Sapucaí. Havia outra linha de navegação no mesmo rio, que partia da estação de Fama, mais ao norte, na linha Cruzeiro-Juréia.

No Guia Levi de 1940, não encontrei referências à linha de navegação que partia de Porto Sapucaí, embora, em 1934, esta estivesse funcionando.

A estação já foi demolida, sobrando apenas a plataforma e o mato no local. A vila em volta também parece sumir aos poucos: "Meu saudoso pai possuia uma fazenda nesse municipio que fazia divisa com o terreno que pertencia à ferrovia, e que por sinal foi doado pelo meu avô por volta de 1885. Tenho boas recordações de minha infância onde juntamente com meus pais e irmãos embarcávamos com destino a Santa Rita do Sapucai ou Pouso Alegre, isso na década de 1960 onde as 'Marias Fumaças' ainda estavam a todo vapor. A estação ainda poderia estar de pé, se não fosse pela incompetência do prefeito de Santa Rita do Sapucai, que num ato arbitrário mandou demoli-la sob a alegação de que iria construir no local um centro de recreação para os moradores do lugarejo, fato este contestado pela ferrovia; o que sobrou foi só a plataforma. Ainda possuo, herança de meu pai, a casa da fazenda, onde constantemente passo fins de semanas, apesar de morar em Volta Redonda, RJ" (Antonio Carlos Carlini Pereira, 11/2003).


ACIMA: Horário dos barcos que partiam de Porto Sapucaí até Cubatão, em fevereiro de 1932 (Guia Levi).
ACIMA: Casa da vila ferroviária que sobrou em Porto Sapucaí (Foto Douglas Razaboni em abril de 2010).

ACIMA: Linha (em preto) da V. F. Sapucaí em 1933, mostrando a estação de Porto Sapucaí (à esquerda). PARA VER AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Acervo Arquivo Publico Mineiro).

(Fontes: Douglas Razaboni; Nilson Rodrigues; Antonio Carlos Carlini Pereira; Arquivo Publico Mineiro; Emporio de Noticias; Guia Levi, 1932-79; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Porto Sapucaí, provavelmente anos 1920. Acervo Emporio de Noticias

Foto da estação em 13/10/1994, por Daniel Paiva Santos. Cessão Ricardo Fraga


Junto à estação, que não aparece na foto, o embarque para o barco que singrava pelo rio Sapucaí, em 1934. Foto cedida por Nilson Rodrigues


A plataforma da demolida estação de Porto Sapucaí, em 07/2003. Foto Douglas Razzaboni

A plataforma da demolida estação de Porto Sapucaí, em 07/2003. Foto Douglas Razzaboni
 
     
Atualização: 04.09.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.