A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações da linha
...
Paulo Freitas
Itumirim
Itirapuan
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Oeste de Minas (1897-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1966)
V. F. Centro-Oeste (1966-1975)
RFFSA (1975-1997)
FCA (1997-)
ITUMIRIM
(antiga FRANCISCO SALLES)
Município de Lavras, MG (1897-1943)
Município de Itumirim, MG (1944-)
Linha-Tronco - km 361,076 (1960)   MG-3198
Altitude: 916 m   Inauguração: 21.01.1897
Uso atual: moradia (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itumirim foi aberta em 1897 na localidade de Coruja, povoado fundado seis anos antes. A estação recebeu inicialmente o nome de Francisco Salles, apesar do nome do local ser outro.

Em 1924, este nome passou a ser Itumirim, mantendo o distrito o nome de Coruja. No entanto, a confusão de nomes se manteve por alguns anos, como se pode ver no mapa abaixo. Nos anos seguintes Itumirim passou à condição de município.

Em 1995 o prédio ainda funcionava como estação, atendendo aos derradeiros trens de passageiros da linha Barra Mansa a Ribeirão Vermelho.

A estação ainda estava de pé em 2010, em bom estado e sendo utilizada como moradia. A FCA também usava o prédio. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico do município.


ACIMA: Mapa do município de Lavras, como era em 1930 (CLIQUE NA FIGURA PARA AMPLIAR). A estação de Itumirim aparece no centro do mapa do município e ainda com o nome de Francisco Salles. Notar as linhas existentes em VERMELHO: do sul para noroeste, a linha-tronco da então EFOM; no norte, seguindo de Ribeirão Vermelho para o leste, a bitolinha de 60 cm; de Lavras para sudoeste, a ligação com Três Corações. Notar que Lavras ainda englobava diversas estações e distritos que hoje são independentes, como Ribeirão Vermelho, Carrancas e outros (Autor desconhecido).

ACIMA: Estação de Itumirim e pátio, em fevereiro de 2010 (Foto Fernando Souza Benedito).

ACIMA: Composição de minério estacionada na estação para reparo de locomotiva em janeiro de 2013 (Foto Marcos Fernando).

(Fontes: Marcos Fernando, 2013; Romildo, 1980 e 2006; Anderson Nascimento, 2012; Fernando Souza Benedito, 2010; Carlos Roberto de Almeida, 1995; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. V, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 1980. Foto Romildo

A estação em 1980. Foto Romildo

A estação em 13/02/1995. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação de Itumirim em 2006. Foto Romildo

Lateral da estação em 2012. Foto Anderson Nascimento
 
     
Atualização: 16.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.