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Rede Mineira de Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-anos 1990)
SÃO FÉLIX
Município de Monte Carmelo, MG
Linha-Tronco - km 1.010,044 (1960)   MG-3449
  Inauguração: 11.11.1942
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Félix foi inaugurada em 1942, no prolongamento do tronco da RMV que o uniria a Goiandira. Foi inaugurada oficialmente dois anos depois: "Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação. A construção desta importante ligação ferroviária era velha aspiração de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta, pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis as consequências econômicas que qdvêm da ligação de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se estende pararelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do nosso território." (Texto supostamente extraído do relatório da RMV para 1944) As datas oficiais, entretanto, de inauguração do trecho Monte Carmelo-Ouvidor acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho. Todo este trecho, no entanto, no início dos anos 1990, foi retirado por causa da construção de uma represa. A linha, a partir de Celso Bueno, passou a seguir para oeste, para Araguari. A estação está maltratada, sem trilhos e servindo como moradia.
     

A estação no início dos anos 1940, antes da inauguração, ainda sem os trilhos. Acervo Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias
 
     
Atualização: 02.12.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.