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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pelotas
Capão Seco
Povo Novo
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1917-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAPÃO SECO
Município de Rio Grande, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 1.072,779 (1960)   RS-3124
Altitude -   Inauguração: 1917
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: Capão Seco fica no início da grande várzea do Canal de São Gonçalo que une a Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos. Uma reta de 9 km toda feita em aterro.

Em 1884, durante a construção da ferrovia, ali havia um grande acampamento de trabalhadores, com ranchos de torrão cobertos com palha. O aterro foi feito a mão (pá, picareta e carroças). Mesmo com a ferrovia já funcionando, este aterro foi sendo levantado.

Em 1888, uma grande enchente destruiu vários pontos da ferrovia.
Apesar disto, este acampamento durou até os primeiros anos do século XX. Depois, o lugar ficou como sede de uma das turmas de conservação da via permanente, a T94.

A estação em si, segundo consta, teria sido aberta somente em 1917. Não existia propriamente um prédio para a estação, mas sim uma pequena parada facultativa que funcionava num pequeno prédio de madeira cuja encarregada era a esposa do feitor da T94, a "Dona Antonia".

O lugar foi grande produtor de leite e com o crescimento da cidade do Rio Grande, o leite que antes era vendido em Pelotas passou a ser vendido em Rio Grande.

Somente em 1917, a Parada Capão Seco foi elevada a estação. Durante mais de 60 anos correu entre Pelotas e Rio Grande o trem "SL" (Serviço de Leite). Passava em Capão Seco às cinco horas da manhã no verão e às seis no inverno, quando cerca de duzentas carroças encostavam na estação onde o SL carregava de 4 a 5 mil litros de leite por dia. Nas grandes enchentes de 1914 e 1941, a estação foi ponta de linha e cargas e passageiros seguiam de lancha até Pelotas. O prédio da estação era igual, mesma planta baixa, mesmo estilo do da estação de Pertile na linha de Santa Maria a Porto Alegre.

Finalmente, foi demolido, massobraram apenas restos da plataforma e próximo a ela existe uma construção, que pode ser vista na foto abaixo, ao pé desta página.

(Fontes: José Souza, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     


Local onde ficava a estação. Foto José Souza em 8/2009

 
     
Atualização: 05.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.