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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Quinta
Rio Grande-nova
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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RFFSA (c.1980-1996)
ALL (1997-)
RIO GRANDE-NOVA
(QUARTA SEÇÃO DA BARRA
)
Município de Rio Grande, RS
Variante - km   RS-3128
Altitude: -   Inauguração: anos 1980
Uso atual: usado pela rumo (2022)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1980
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: No início dos anos 1980 uma variante tirou a linha da cidade do Rio Grande e da estação e oficinas: o próprio porto antigo, junto à ilha da Pólvora, ao norte da área urbana, foi substituído por um novo porto, ao sul da cidade, bem mais moderno, onde se instalaram diversos terminais e industrias.

A variante hoje sai da estação de Quinta e segue pelo sul da cidade, até esse novo porto, onde existe a estação terminal chamada de Rio Grande-nova ou de Estação da Quarta Seção da Barra. Aliás, embora a estação seja também conhecida com este último nome, ela não fica nesse local (a 4a seção), mas no caminho para ele. Grande parte das mercadorias que chegam por trens vêm da estação de Cruz Alta, no norte do estado gaúcho.

A velha Estação Central de Rio Grande, desativada, fica a cerca de 8 km deste pátio.

A Estação Central de Rio Grande em 2022 encontrava-se já sem os trilhos.


ACIMA: Pátio da estação de Rio Grande-nova (Quarta Seção da Barra) vista do avião em maio de 2009 (Foto Alfredo Rodrigues).

ACIMA: A estação da 4a sessão da Barra em 2022 (Foto Felipe Rodrifues em 22/01/2022).

ACIMA: A estação de Rio Grande-nova em 2022 (Foto Silvio Rizzo, 19/09/2022).

ACIMA: O pátio da estação de Rio Grande-nova em 2022 (Foto Silvio Rizzo, 19/09/2022).

(Fontes: Alfredo Rodrigues; Helder Ribas; Coaraci Camargo; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     


A estação nos anos 1990. Foto Alfredo Rodrigues


Estação da Quarta Seção da Barra em 14/08/2005. Foto Alfredo Rodrigues

Pátio da estação da Quarta Seção da Barra em 14/08/2005. Foto Alfredo Rodrigues

Pátio da estação da Quarta Seção da Barra em 14/08/2005. Foto Alfredo Rodrigues
 
     
Atualização: 23.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.