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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Domingos Petrolini
Quinta
Aprendizado Agrícola
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(1980-2005):
Ramal do Porto de Rio Grande: Rio Grande-nova
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
QUINTA
Município de Rio Grande, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 1.098,282 (1960)   RS-0690
Altitude: 6 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: desconhecido (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Quinta foi inaugurada em 1884. Foi desativada provavelmente nos anos 1980 ou 1990.

Em 2016 estava ainda de pé. Na verdade, a linha nova para o novo porto de Rio Grande sai exatamente do pátio desta estação, hoje em dia.


ACIMA: A estação de Quinta em foto sem data (Autor: Augusto Amoretty).

1893
AO LADO:
A estação de Quinta durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893).

1894
AO LADO:
Mais de um ano depois e a estação ainda batalhe durante a revolução gaúcha (O Estado de S. Paulo, 29/8/1894).
1935
AO LADO:
Trem se choca com caminhão na estação ( O Estado de S. Paulo, 27/12/1935)..
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Alejandro Polvorines; Kelso Medici; Marília Almeida; Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     


A estação, sem data. Foto Alfredo Rodrigues, acervo Kelso Medici


A estação de Quinta, c. 2002. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 156

A estação em 14/08/2005. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 14/08/2005. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 14/08/2005. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em junho de 2010. Foto Marília Almeida

A estação em 2016. Foto Alejandro Polvorines
   
     
Atualização: 18.03.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.