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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Augusto Duprat
Seival
Dario Lassance
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Mapa da linha - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968)
SEIVAL (antiga SANTA ROSA)
Município de Candiota, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 875,163 (1960)   RS-0251
Altitude: 191 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: abandonada (2018)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Rosa foi inaugurada em 1884.

Em 19/5/1936 o nome foi alterado para Seival (Segundo o Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962).

Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha.

Em 2002 estava ainda de pé, mal conservada mas servindo como sede da subprefeitura, de correio e de posto policial e também aparentemente de moradia, junto à estrada de terra que passava pelo leito da antiga linha retirada.

Por foto de 2018 (abaixo), a estação parecia abandonada então.

Wm 2021, o prédio seguia em pé, mas teria passado por um incêndio por um incêndio e virou tapera;

(Fontes: Sergio dos Santos; Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação de Seival, c. 2002. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 158

A estação supostamente em 2018. Já parece abandonada. Foto Sergio dos Santos

A estação supostamente em 12/2021. Já parece abandonada e depredada. Foto Victor Hugo Langaro
     
     
Atualização: 05.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.