A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Capão do Leão
Teodosio
Cosulati
...

Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
TEODÓSIO
Município de Capão do Leão, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 1.050,484 (1960)   RS-3118
Altitude: 17 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: abandonada (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Teodósio foi inaugurada em 1884.

"Parece que tanto a estação, como a Vila do Teodósio, receberam este nome por causa de Teodósio Fernandes da Rocha. O irmão de Teodósio, Domingos Fernandes da Rocha era proprietário daquela localidade entre os séculos XIX e XX. Domingos pode ter feito uma homenagem ao irmão ou até mesmo Teodósio pode ter comprado ou herdado aquele pedaço de terra. Pesquisando a Genealogia de Teodósio Fernandes da Rocha, descobri que ele foi tataravô do historiador e escritor pelotense, Mário Osório Magalhães" (Arthur Victoria Silva, 04/2007).

Em 2009 estava ainda de pé, mas em ruínas. A prefeitura do município de Capão do Leão estudava uma forma de recuperá-la. Depois disso não tive mais notícias.

(Fontes: Alfredo Rodrigues, 2005; Arthur Victoria Silva, 2007; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Refesa, maio-jun 1968; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     


A estação em 1938. Foto site "Papareia"


A estação em 1995. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em 1995. Foto Alfredo Rodrigues

A estação em ruínas em 29/12/2005. Foto Arthur Victoria Silva

A estação em ruínas em 2009. Foto Alfredo Rodrigues
     
Atualização: 18.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.